[There are no radio stations in the database]

    “SINFONIA Nº 6” GUSTAV MAHLER CENTRO CULTURAL BELÉM 29 NOVEMBRO 11H00

    Written by on 28/11/2020

    O Teatro Nacional de São Carlos e o Centro Cultural de Belém apresentam a Sexta Sinfonia de Gustav Mahler conhecida como “A Trágica”.

    À frente da Orquestra Sinfónica Portuguesa estará o Maestro Pedro Neves.

    Sinfonia n.º 6 (versão para orquestra de câmara)
    Gustav Mahler / arranj. Klaus Simon


    Direção musical Pedro Neves
    Orquestra Sinfónica Portuguesa


    Segundo Bruno Walter, Gustav Mahler referia-se à Sinfonia n.º 6 como a sua «Sinfonia Trágica». O título permanece: A Trágica. Já Alban Berg não se coibia de a caracterizar como «a única Sexta, apesar da Pastoral». É uma sinfonia ímpar. Falando da obra, porém, os comentários são terríveis e quase unânimes: mergulho no abismo; agonia em direto; visão do inferno. Grandes compositores e estudiosos seguiram esta via disfórica: «tudo o que está mal acaba mal», escrevia Adorno; «pureza de gelo», dizia Schönberg.

    A que se deverá o enorme fascínio, sempre crescente, que ela continua a exercer sobre nós? Porque nos exaltamos, depois do final (a que já chamaram «enterro metafísico»), dominado por um impressionante martelar que parece a imagem musical de um fim trágico e cruel? A chave para o mistério talvez nos possa ser dada por Wilhelm Furtwaengler: «a Música transforma sempre a morte em ressurreição».


    Classificação etária M/6