[There are no radio stations in the database]

    XIII WEST COAST “SALÃO BEETHOVEN” 28 NOVEMBRO 11H00

    Written by on 27/11/2020

    CAPELA de SANTO AMARO OEIRAS

    Salão Beethoven

    ARPARLA ENSEMBLE & CONCERTO IBÉRICO

    solistas MARIA CLEARY, harpa DAVIDE MONTI, violino barroco EUNICE AGUIAR, soprano solo JOSÉ DE EÇA, GABRIEL SANTOS, tenores BERNARDO MARIANO, barítono

    Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827)
    ‘Un lieto brindisi’, Cantata Campestre para 4 vozes e piano, WoO
    103
    Sonata para violino e pianoforte n.º 5, em fá M, op. 24, ‘Primavera’
    (transcrição para violino e harpa, da autoria de Maria Cleary)
    Allegro
    Adagio molto espressivo
    Scherzo. Allegro molto – Trio
    Rondo. Allegro ma non troppo
    ‘Canções galesas’, WoO155:
    ‘Sweet land ’(‘Andantino’, mib M)
    ‘The Dream’, dueto (‘Andantino con moto’, sib M)
    ‘Constancy’, dueto (‘Andantino quasi Allegretto’, sol m)
    Canção ‘Adelaide’, op. 46
    ‘Opferlied’, op. 121b, para soprano solo, coro e orquestra
    (transcrição para vozes e pianoforte)

    Capela de Santo Amaro

    Este pequeno templo de fundação muito antiga foi erguido pela Irmandade da Conceição. Segundo a tradição popular sabemos que D. Manuel I tinha grande fé em Santo Amaro e visitava frequentemente a pequena capela. Bastante danificada com o terramoto de 1755, foi reconstruída e remodelada no Século XVIII.O seu interior é formado por uma só nave e capela-mor. Os três altares apresentam retábulos do final do séc. XVIII, as abóbadas são adornadas de estuques em estilo rococó e os silhares de azulejos são também do séc. XVIII, com possível proveniência da Real Fábrica do Rato. Estes representam painéis historiados, pintados a azul e branco com passos da vida da virgem, na cave, e a Morte e a Assunção da Virgem na Capela-mor. Na sacristia salienta-se o pavimento e o lavabo do século XVIII.

    CS133269.JPG