[There are no radio stations in the database]

    SEIVA TRUPE:TEATRO VIVO CONVIDA PARA “O ESTREITO” 26 E 27 NOVEMBRO 18H20

    Written by on 25/11/2020

    A SeivaTrupe: TeatroVivo regressa à normalidade possível – condicionada quer pela Covid, quer pelos inenarráveis júris ad-hoc que decidem o que lhes dá na gana, à margem da própria tutela – com o texto de José Jorge Letria, “O ESTREITO” (não sujeito a essa triagem arbitrária, mas apoiado directamente pela DGArtes e o Fundo de Fomento Cultural). Sem prescindir da essência do próprio teatro (e das artes cénicas em geral) da co-presencialidade artistas/públicos.

    Narrativa dos preparativos da Viagem de Circum-Navegação de Fernão Magalhães em plenos 500 Anos da Efeméride, a obra de Letria é uma estreia mundial. Tal como o é a primeira incursão num modelo teatral, até à data inédito, pelo menos em Portugal, designado por ‘Tabuleiros Teatrais’. Concebeu-o cenograficamente José Carlos Barros e interpretam a obra Sandra Salomé, Miguel Branca e Rui Spranger; e os jovens Bernardo Sarmento e Carlos Batista do BEST-Banco de Estagiários da Seiva Trupe. Os figurinos são desenhados por uma jovem criadora, Filipa Carolina, e a adaptação dramatúrgica (autorizada pelo autor) e encenação são de Castro Guedes, director artístico da S.T. e ‘inventor’ do ‘modelo’ dos tais Tabuleiros*.

    Pensado o objecto artístico cénico em modelos de grande portabilidade – neste caso visando principalmente escolas e em digressão -, a ante-estreia está agendada para final de Novembro, em espaço a determinar no Porto, sendo a estreia propriamente dita a 3 de Dezembro no Auditório da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

    Depois… Depois se verá por que mares esta ‘viagem’ pode acontecer: disso se dará conta em momento oportuno, se não faltar o ânimo e a vontade de quem decida nos projectos que se têm em mente…

    *Proximamente se falará de como é, porque é e para que é o modelo em causa.