SÉRIE DOCUMENTAL “HERDEIROS DE SARAMAGO” NA RTP PLAY

Written by on 16/11/2020

A série documental “Herdeiros de Saramago”, da autoria de Carlos Vaz Marques e com realização de Graça Castanheira, estreia na RTP1 a 16 de Novembro (hoje), às 22:30, data de aniversário do escritor José Saramago.

Para além de ser exibida na RTP1, a série já está disponível, de forma completa, na RTP Play.

“Herdeiros de Saramago” tem 11 episódios e a sua narrativa gira em torno dos 11 escritores que já venceram o Prémio Saramago, que foi criado um ano após a atribuição do Nobel da Literatura ao escritor português. Os escritores e protagonistas da série: Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Afonso Reis Cabral, Julián Fuks, Bruno Vieira Amaral, Ondjaki e Andréa del Fuego.

Em declarações à Agência Lusa, Carlos Vaz Marques afirma que a ideia deste projecto surgiu com a falta de documentos audiovisuais no âmbito literário: “a escassez de imagens dos nossos arquivos audiovisuais que documentem a vida e o pensamento de grandes nomes da cultura portuguesa é confrangedora“, afirmou o também jornalista, que acrescentou ainda à mesma fonte que os episódios “não são filmes didáticos, no sentido de dizerem que fulano nasceu aqui ou ali, que editou não sei quantos livros, que está editado no estrangeiro e quais os prémios literários que recebeu.

(via: comunidadeculturaearte)


Current track

Title

Artist