MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2020 SERÃO DE HOMENAGEM A ANTÓNIO VARIAÇÕES

Written by on 16/11/2020

Em Novembro, o poeta António Variações (1944-1984) será condecorado no Palácio de Belém (Lisboa) e evocado com a publicação do livro Toninho, o Fantástico Variações, da autoria de Fabíola Lopes, em Amares.

Em Dezembro, será prestada uma singela homenagem no cemitério paroquial de Fiscal e a publicação de vídeo, nas redes sociais, com a declamação de poema de António, o Senhor Pensador.

Num ano de pandemia, António emerge como a alegria da Nação, uma força positiva e um símbolo de mudança.

A Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2021) congratula o Senhor Presidente da República Portuguesa pelo agraciamento do cantor*, assim como Fabiola Lopes, Patrícia Ferreira e a Editorial Novembro pelo arrojo em publicar um livro** em tempos de mudança e de profunda reflexão do ser humano.

Face à pandemia Covid-19 e aos trabalhos infindáveis associados à divulgação da vida e obra do poeta de Pilar, a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações achou por bem alargar a sua missão até Dezembro de 2021.

Entre esses trabalhos, destaque para a criação de um roteiro literário-musical alusivo ao cantor nos concelhos de Amares e de Braga, a organização (em parceria com a Câmara Municipal de Amares) de um Festival de Piano, as diligências, com o conhecimento da Família, junto de autarquias, empresas e particulares para a construção de um Museu António Variações em Fiscal, o incentivo à interpretação de partituras das canções do cantor (por bandas filarmónicas) e a inclusão do seu nome na toponímia do concelho de Braga.

CPHAV (2018-2021)

Cândida Ramoa, Carlos Dobreira, Diana Mendes, Etelvina Sá, Fabíola Lopes, Paulo Almeida, Paulo Gonçalves, Rueffa, Karter Mendes

Banda Cabeceirense (Cabeceiras de Basto) , Banda Academia de Santa Cecília (Vila de São Romão – Serra da Estrela), Sociedade Musical e Recreativa Loriguense (Vila de Loriga – Serra da Estrela)

* cujas diligências tiveram inicio a 30.03.2019
** com o apoio financeiro da CPHAV (2018-2021)

A Comissão Promotora prossegue trabalhos em 2021.

Partilhamos um texto constante da Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2021), associando-nos ao mesmo. Prestamos a nossa homenagem a António Variações cuja saudade cresce a cada ano que passa. Num momento conturbado da Humanidade, o que escreveu faz cada vez mais sentido.


Current track

Title

Artist