[There are no radio stations in the database]

    “DE MAO A XI – O RESSURGIMENTO DA CHINA” VASCO RATO CHANCELA ALÊTHEIA EDITORES

    Written by on 26/10/2020

    Nas Livrarias a 30 de Outubro.

    De Mao a Xi – O Ressurgimento da China

    Depois da “libertação de 1949” e sob a liderança de Mao Zedong, a China encerra o “século da humilhação nacional”. Mas o maoismo revelou-se incapaz de ultrapassar a pobreza e o subdesenvolvimento do país. Uma nova estratégia seria definida em 1978, quando Deng Xiaoping anuncia a sua política de “reforma e abertura”, que transforma a China numa potência crescentemente afirmativa.

    Hoje, o Partido Comunista Chinês de Xi Jinping ambiciona realizar o “grande rejuvenescimento da nação chinesa”, o “Sonho Chinês” de construir um país estável, próspero e influente. Todavia, o ressurgimento da República Popular implica um reordenamento da carta geoestratégica mundial e ameaça provocar um confronto prolongado com os Estados Unidos em torno da liderança internacional.

    O livro de Vasco Rato, De Mao a Xi, examina o ressurgimento da China como grande potência e as transformações políticas e económicas decorrentes dessa nova realidade internacional. 

    Vasco Rato é doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade de Georgetown. Investigador no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-UNL). Dirige o Mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais da Universidade Lusófona de Lisboa. Ex-presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
    Alêtheia EditoresRua Empresarial, 19
    Zona Industrial da Ponte Seca
    Gaeiras – Óbidos
    2510-752 Leiria
    Portugal