LANÇAMENTO 30 DE OUTUBRO “SOZINHOS À CHUVA” 4º ÁLBUM DOS “D.A.M.A”

Written by on 23/10/2020

Os D.A.M.A vão lançar um disco no próximo dia 30 de outubro. O álbum, o quarto registo de originais do grupo, chama-se “Sozinhos à Chuva” e conta com uma série de convidadosBárbara Bandeira, Carolina Deslandes, Ivo Lucas, Lutz, Mike 11, Nelson Freitas e T-Rex são os nomes que estão na lista de participações.



“Sozinhos à Chuva” é composto por 12 novos temas e foi produzido pelos BloBlip Studios e por Meoli. A mistura ficou nas mãos de Rodrigo Crespo e Michael ‘Mic’ Ferreira, a masterização ficou a cargo de Michael ‘Mic’ Ferreira. 

O primeiro single foi revelado em janeiro deste ano e já tem mais de um milhão de visualizações no YouTube. Depois deste “Tento” já se seguiram “Um Bocado”, “Ela” e “Oh No”, mas o primeiro tema revelado parece ser, até agora, a estrela da companhia.

A acompanhar o anúncio do novo disco, os D.A.M.A quiseram dirigir algumas palavras aos fãs. Fizeram-no através de um comunicado:

“Ao longo da nossa carreira, tivemos o privilégio de poder partilhar momentos absolutamente inesquecíveis, entre nós e com milhões de pessoas. Momentos que nos emocionaram, que nos deram as lágrimas mais felizes e os sorrisos mais vincados. No entanto, quando terminámos a tour de 2018 e a promoção do nosso terceiro álbum – depois de singles como ‘Era Eu’, ‘Pensa Bem’, ‘Oquelávai’ ou ‘Nasty’ -, sentimos pela primeira vez a necessidade de nos afastarmos uns dos outros e de digerir o que tinham sido os últimos 7 anos das nossas vidas: 3 discos editados, quase 600 concertos, dezenas de colaborações e muita exposição, que sabemos ser inerente à nossa profissão. Precisámos afastar-nos para podermos viver as nossas histórias individuais, para depois voltar a sentir prazer pelo que fazemos, algo o peso da rotina tende a desvanecer. Estivemos um ano e meio afastados mas sempre a fazer canções. E numa viagem ao Brasil, em Fevereiro de 2019, encontrámo-nos novamente e voltámos a sentir o que nos fez formar uma banda quando éramos adolescentes e o que nos fez querer criar canções maiores do que nós. O nosso propósito. Decidimos então que o nosso quarto trabalho de originais não poderia ser apenas um conjunto de canções. Sentimos a necessidade de nos autoimpor mais um desafio e de criar uma obra musical para ser ouvida ininterruptamente, da primeira à última faixa; uma viagem sonora e emocional que nos enche a alma e dá sentido ao que fazemos. Planeámos regressar em força em 2020, lançar uma canção por mês, com início em Janeiro, e em Abril desvendar toda a viagem, o álbum completo. Lançámos ‘Tento’, ‘Um Bocado’, ‘Ela’ e ‘Oh No’. Porém, 2020 revelou-se cheio de ‘surpresas’ e veio-nos mostrar-nos que não controlamos tudo o que nos rodeia, e que aquilo que temos como garantido nos pode ser retirado de um dia para o outro. Demos um passo atrás e questionámo-nos, como muitos certamente fizeram. E percebemos que tínhamos que voltar a centrar-nos e reajustar os planos. Optámos por adiar o lançamento do álbum e decidimos dedicar o nosso tempo às pessoas que amamos. Quando voltámos a focar-nos no trabalho, optámos por retirar do alinhamento do longa-duração as canções que já havíamos lançado até Abril e não divulgar mais temas até à data de edição do álbum. O nosso novo trabalho sairá a 30 de Outubro e vai chamar-se “Sozinhos à Chuva”. Foi uma maratona mas conseguimos”, escreveu o coletivo.
 
“A escolha do nome do álbum (que é também o nome de uma das faixas do mesmo) resume esse percurso do sentimento de não pertença, da facilidade com que nos isolamos e de sentirmos que não precisamos do outro, até à tomada de consciência de que esse não é o caminho que nos está destinado e, na realidade, quando partilhamos e nos unimos (mesmo estando afastados) é que a ‘magia’ acontece. E associámos assim “sozinhos” (plural) à ideia da “chuva”, que simboliza tudo aquilo que ‘cai’ sobre nós, sejam vitórias, desilusões, momentos que nos encheram a alma de felicidade e também episódios mais duros que nos obrigaram a crescer. Num momento, podemos estar na melhor fase da nossa vida e, no outro, estamos a lutar pela sobrevivência da nossa família. No fundo, estamos todos à chuva. A necessidade de partilha foi também um dos grandes impulsionadores deste projeto e, por isso, este é também o nosso álbum mais colaborativo. Em “Sozinhos à Chuva” contámos com a colaboração de Mike11, T-Rex, Suave, Ivo Lucas, Bárbara Bandeira, Carolina Deslandes, Nelson Freitas, Lutz e Meoli. Incluindo a parte artística, em nenhum dos nossos anteriores projetos tivemos tantos intervenientes e colaborações nas diversas áreas que compõem o mesmo. Desde a nossa banda (que se entregou de alma e coração), à edição, mistura, masterização, vídeo, conteúdos digitais, e não só.  Não podíamos estar mais orgulhosos deste trabalho e não temos qualquer dúvida que é o nosso melhor projeto até à data, pois sentimos que nos reinventámos e que fomos genuínos. Talvez o maior desafio de quem trabalha no meio artístico. Em suma, “Sozinhos à Chuva” resume o nosso passado, assume o nosso presente e espreita pela fechadura do nosso futuro”, completaram os D.A.M.A no comunicado enviado à imprensa.




Alinhamento “Sozinhos À Chuva”:

1.    Intro
2.    Sozinhos à Chuva feat Mike 11 & T-Rex
3.    Então e Tu
4.    Medo (skit)
5.    À Solta’ feat. Ivo Lucas & Bárbara Bandeira
6.    Desejo (skit)
7.    Coisas Normais feat. Carolina Deslandes
8.    Coragem (skit)
9.    O Que Foi
10. Aceitação
11. ‘Mar de Rosas’
12. Razão (skit)
13. Faz de Conta (feat. Nelson Freitas)
14. Meoli
15. Deve Ter Sido Engano feat Lutz
16. Amor (skit)
17. Jura / Gota d’Água feat. Bárbara Bandeira
18. Paz (skit)
19. Para Ti

(via: radiocomercial)
 


Current track

Title

Artist