“FOLLE ÉPOQUE” TEATRO CARLOS ALBERTO PORTO

Written by on 23/10/2020

Até 25 Outubro.

É a primeira vez dos SillySeason no Teatro Nacional São João.

Espetáculo "Folle Époque" sobre os anos 20 estreia no Teatro Carlos Alberto

Fundado em 2012, este coletivo vem concebendo objetos teatrais em que a própria noção de teatro se vai reconfigurando na relação com outros universos e linguagens, como o vídeo, a performance, a fotografia ou a música. 

Folle Époque evoca o centenário de uma era de prosperidade e falência, os loucos anos 1920, revisitando-os contra o pano de fundo dos tempos “interessantes” que nos coube em sorte viver, os incertos anos 2020. Em cena, convocam-se narrativas hipotéticas que remetem para os dois tempos, ambos caracterizados pela vertigem de uma catástrofe iminente. Recordemos o crash bolsista de 1929 e a ascensão do nazismo, que encontram um eco sombrio na vigilância e manipulação de algoritmos, nas alterações climáticas ou na emergência de novos autoritarismos…

Num vaivém entre a realidade-real e a realidade-ficção, Folle Époque desencadeia um jogo de reduplicação em espelho, uma mise en abyme. A loucura e os seus excessos espelham o conflito ético-moral da pós-modernidade. Como serão os novos anos 20?

conceção e direção SillySeason – Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva, Ricardo Teixeira

cenografia SillySeason execução cenográfica João Negro assistência de dramaturgia Telma João Santos figurinos e adereços Inês Ariana, SillySeason música Ricardo Remédio vídeo João Cristóvão Leitão luz Manuel Abrantes som João Gomes apoio ao movimento Rodrigo Teixeira fotografia Alípio Padilha produção executiva Mariana Nunes

interpretação Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva, Ricardo Teixeira, Rodolfo Major, Sara Ribeiro, Teresa Coutinho

coprodução Centro Cultural de Belém, Teatro Nacional São João apoios Fundação GDA, Câmara Municipal de Lisboa, 23 Milhas – Fábrica das Ideias, O Espaço do Tempo, Teatro Cão Solteiro, Rua das Gaivotas 6, Associação Fermenta apoio à internacionalização Fundação Calouste Gulbenkian

dur. aprox. 1:30 M/16 anos

Teatro Carlos AlbertoRua das Oliveiras 43 Porto


Current track

Title

Artist