ESTREIA “LISTEN” FILME PREMIADO DE ANA ROCHA DE SOUSA

Written by on 21/10/2020

EM 57 SALAS CINEMA PORTUGUESAS.

“Listen”, o primeiro filme de Ana Rocha de Sousa, estreia quinta-feira, em 57 salas de cinemas portuguesas, e tem estreia internacional garantida nos Estados Unidos, Canadá, Europa e América do Sul. O Teatro Trindade no Porto contará com uma sessão especial, este sábado, com a presença da realizadora e de elenco.

Listen

A longa-metragem foi filmada nos arredores de Londres, em Inglaterra, e teve a sua estreia mundial a 8 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde venceu vários prémios: O Leão do Futuro, de primeira obra, o prémio especial do júri da secção Horizontes, duas distinções paralelas, Bisato d’Oro e o Sorriso Diverso Veneza, entre outros.

“Listen” é a primeira longa-metragem de ficção de Ana Rocha de Sousa, um drama familiar inspirado em factos reais, sobre uma família de emigrantes portugueses em Londres, Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Ruben Garcia) , a quem é retirada a guarda dos filhos, por suspeitas de maus-tratos. A surdez da filha de sete anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim e tudo se complica com o passar do tempo.

A narrativa acompanha os esforços da família em provar que as suspeitas são infundadas, perante o sistema social e judicial britânicos.

Com coprodução luso-britânica, o filme foi rodado nos arredores de Londres com elenco português e inglês, encabeçado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles.

“Não é de todo um filme contra ninguém em específico, mas pretende levantar questões; se não haverá outras formas de salvaguardar o superior interesse estas crianças e destas famílias para lá da adoção. (…) A grande dificuldade do tema são algumas definições demasiado subjetivas em termos legais que tornam o sistema [social] muito falível”, contou a realizadora à agência Lusa, quando o filme teve estreia em setembro, no Festival de Cinema de Veneza.

Foi neste festival que Ana Rocha de Sousa venceu seis prémios, dois dos quais relevantes: o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição “Horizontes”.

O filme conquistou ainda quatro “prémios colaterais”, como explica a produtora: “Sorriso Diverso”, para melhor filme estrangeiro, “Prémio Bisato d’Oro”, da crítica independente, Prémio Fundação Casa Wabi — Mantarraya e Prémio Especial da associação de imprensa estrangeira em Hollywood.

Com distribuição internacional pela norte-americana Magnolia Pictures, “Listen” tem estreia assegurada, segundo a produtora portuguesa, nos Estados Unidos, Canadá e em grande parte do mercado sul-americano.

O filme estrear-se-á ainda na Europa, mas em data a anunciar, tendo em conta a evolução da pandemia da covid-19.

Ana Rocha de Sousa, que estudou cinema em Londres e realizou curtas-metragens como “Laundriness” (2012) e “No Mar” (2015), concebeu a ideia para o filme em 2016, quando se deparou com as noticias sobre uma família portuguesa a passar por um caso de adoção forçada no Reino Unido.

Ana Rocha de Sousa estudou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e emigrou para o Reino Unido, onde estudou cinema, passando para o outro lado da câmara a realizar curtas-metragens e, depois, a ‘longa’ “Listen”.

Atualmente prepara uma nova longa-metragem.


Current track

Title

Artist