“MÁRIO CLÁUDIO – A VERDADE E A BELEZA CONTINUARÃO A EXISTIR”

Written by on 12/10/2020

MONTRA DE LIVROS NTR.

Diálogo com José Jorge Letria.

Já está nas livrarias mais um livro da colecção «Fio da Memória», desta vez o convidado de José Jorge Letria foi Mário Cláudio!

O amor pelos livros e pela pintura, o fascínio por Londres, a experiência em Direito, as marcas da Guerra Colonial e o futuro da literatura portuguesa. Em «Mário Cláudio: A Verdade e a Beleza Continuarão a Existir», conheça o homem por detrás da obra.

Aos 78 anos, Mário Cláudio, um dos mais aplaudidos e marcantes escritores portugueses das últimas décadas.

A 19.ª obra da colecção «O Fio da Memória», resultante da parceria entre a Guerra e Paz Editores e a Sociedade Portuguesa de Autores. 

Numa longa conversa com José Jorge Letria, Mário Cláudio fala dos livros e da vida, das memórias da infância, dos anos em que estudou Direito em Lisboa e Coimbra, da vivência da Guerra Colonial na Guiné-Bissau e ainda do fascínio suscitado pela estada em Londres, onde estudou Ciências Documentais, e da sua tese sobre o analfabetismo e a relutância à leitura em Portugal.

Recorda a descoberta da pintura, os colegas de adolescência, como Adriano Correia de Oliveira ou Mário de Sottomayor Cardia, e a importância que teve para si a candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República.

Do presente e do futuro, fala do desaparecimento do livro enquanto objecto, do talento de novos autores, como Afonso Reis Cabral, e da necessidade de estarmos atentos ao papel desempenhado por líderes populistas como Donald Trump.


Current track

Title

Artist