“RE:FLEXUS TRIO” 1 OUTUBRO 21H30 AUDITÓRIO MUNICIPAL DO SEIXAL

Written by on 30/09/2020

Espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Música que se assinala no dia 1 de outubro.

Re:Flexus Trio | clarinete, viola, piano
Cinco Miniaturas em Trio
Re:Flexus Trio (Ana Sofia Matos – clarinete; Mariana Morais – viola d’arco; Maria Isabel Mendonça – piano)

O Re:Flexus Trio nasceu do encontro espontâneo entre Ana Sofia Matos, Mariana Morais e Maria Isabel Mendonça enquanto estudavam na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. A formação de clarinete, viola d’arco e piano trabalha maioritariamente o repertório clássico, romântico e contemporâneo que junta os três instrumentos.

Programa:
– Robert Schumann: Märchenerzählungen, op. 132 (1853)
– intervalo 3 min. –
– Sérgio Azevedo: 5 Miniaturas em Trio (2004-2006)
– José Afonso para clarinete, viola e piano (arr. M. Mendonça) (2020)

“Cento e cinquenta anos de composições musicais assinalam Dia Mundial da Música

Robert Schumann, Sérgio Azevedo e José Afonso são os autores das composições que vão ser apresentadas na comemoração do Dia Mundial da Música que se assinala no dia 1 de outubro. A interpretação está a cargo do Re:flexus Trio, formação que reúne as virtuosas Ana Sofia Matos (clarinete), Mariana Morais (viola d’arco) e Maria Isabel Mendonça (piano).
O programa abrange um intervalo temporal de mais de 150 anos de composição musical e inclui «Märchenerzählungen, op. 132» (Schumann, 1853), «Cinco Miniaturas em Trio» (Azevedo, 2004-2006) e «José Afonso para clarinete, viola e piano» (arranjos de M. Mendonça, 2020).
«Märchenerzählungen, op. 132» pertence à produção final do compositor romântico alemão e é uma obra que evoca os temas folclóricos e pitorescos. «Cinco Miniaturas em Trio», de Sérgio Azevedo, são obra de um compositor português do nosso tempo, que tal como o compositor alemão teve em mente aumentar o repertório para os instrumentos que protagonizam o trio Kegelstatt de Mozart. Em «José Afonso para clarinete, viola e piano», com arranjos de Maria Isabel Mendonça para os três instrumentos, o compositor recebe o reconhecimento merecido com uma abordagem erudita para melodias que já de si conjugam as vertentes populares e folclóricas da música portuguesa e do universo da lusofonia.”

Município do Seixal


Current track

Title

Artist