II ENCONTRO MULHERIO DAS LETRAS PORTUGAL 2020 VIRTUAL 25, 26, 27 E 28 SETEMBRO

Written by on 24/09/2020

“Sabe aquela placa de ‘Meninas não entram’ do Clube do Bolinha? Minha vontade era escrever como slogan do Mulherio: ‘Meninos entram. Mas para escutar’” Maria Valéria Rezende

Durante “Quatro” dias, mais de 270 Mulheres envolvidas no universo da escrita, que contribuem para o fortalecimento da literatura em língua portuguesa, o empoderamento feminino ou causas sociais, em Portugal, Cabo Verde, Angola, Brasil, Bélgica, Alemanha, França, Espanha, Itália, Luxemburgo, Suíça, Inglaterra, Irlanda, Dinamarca, Croácia, Áustria, Holanda e Estados Unidos,estarão conectadas, de forma colaborativa no II Encontro Mulherio Portugal 2020 – Virtual.

O evento acontecerá com LIVES e VÍDEOS no Facebook e Youtube – Mulherio das Letras Portugal e In-Finita , com convidadas a participarem da sala virtual de diálogos. A programação é mesclada com diversos painéis de temas variados, interações musicais, tertúlia, saraus, depoimentos, leituras em vídeos, além do lançamento da colectânea Mulherio das Letras 2020 e de livros coletivos e individuais.

Como a ideia é despertar a atenção para a sororidade e para as diversas vozes da mulher na sociedade, muitas convidadas participam de outros movimentos literários que se seguiram em desdobramentos do pioneiro Mulherio das Letras. Estamos todas unidas por uma única causa, que é enraizar a mulher como ser pró-ativo, pensante, criador e em igualdade.

O II Encontro Mulherio das Letras Portugal VIRTUAL fará uma homenagem às mulheres que destacaram-se na literatura e na cultura luso-brasileira, entre elas, Alice Vieira (celebrando 40 anos de vida profissional), Teolinda Gérsão e Maria de Lourdes Hortas (pelo contributo literário luso-brasileiro), Maria Valéria Rezende (pelo contributo literário e social, além de idealizadora do Movimento Mulherio das Letras), Laura Areias, portuguesa erradicada em Recife, falecida em 2019, com mais de 45 livros publicados. E também, Clarice Lispector e Amália Rodrigues pelos seus 100 anos de nascimento, simultaneamente, comemorados em 2020. Haverá um tributo a Olga Savary (escritora e poeta).

Acompanhe a programação:
LIVES e VÍDEOS no FACEBOOK e YOUTUBE
Mulherio das Letras Portugal
In-Finita
Mulherio das Letras Portugal

Homenagens • Salas Virtuais de Diálogos • Painéis • Tertúlia • Saraus • Oficina • Exposição Mini Livros • Saraus • E Apresentações Artísticas • Leituras • Lançamento e Apresentação de Livros Coletivos e Individuais • Livraria Mulherio • Feira Virtual do Livro • Livraria In-Finita • Exposição Cordel.

Portugal é o berço da lusofonia, agregando todos os nove países de língua portuguesa, como a CPLP (comunidade dos países de língua portuguesa), MIL (movimento internacional lusófono), Instituto Camões, entre outros.
Com isso, em representatividade às mulheres que escrevem em língua portuguesa, o Mulherio das Letras Portugal foi criado para esse fim, divulgar a lusofonia feminina, seja ela na literatura, na arte ou na cultura. (escritoras, autoras, compositoras, dramaturgas, editoras, jornalistas, leitoras, entre outras)

O Mulherio das Letras Portugal é um coletivo literário feminino que reúne autoras lusófonas nascidas, residentes ou que visitam Portugal para promover a literatura e a cultura entre os países de língua portuguesa. Tem como objetivo reunir profissionais relacionadas à produção de literatura, música, artes e cultura de autoria feminina, e também leitoras e interessadas. A nossa missão é promover, divulgar e criar oportunidades de encontros para discussões sobre assuntos que envolvam o universo literário e artístico feminino e também causas sociais, para dinamizar e fortalecer o encontro e intercâmbio entre as mulheres autoras espalhadas pelo mundo.

Blogue:
II Encontro Mulherio da Letras Portugal: mulherioportugal.blogspot.com/
INSTAGRAM:
@mulheriodasletrasportugal
TWITTER:
@mulheriopt
Informações:
mulheriodasletrasportugal@gmail.com


Current track

Title

Artist