AS MINHAS HISTÓRIAS NAS “ONDAS DO ÉTER” CRÓNICA SEMANAL DE ALICE VIEIRA

Written by on 19/09/2020

O MELHOR DO MUNDO

Se há coisa que me irrite (entre muitas outras, claro, seria uma mulher feliz se só uma me irritasse…) são aquelas frases que começam por “O melhor….” Ou mesmo por  “Um dos melhores…” (E não falo aqui de desporto)

“Um dos melhores livros deste ano”—não quer dizer nada. Se é “um dos” deve haver para aí milhentos outros livros dos quais   se diz o mesmo.  Se fosse “um dos melhores livros que já li”—aí o caso mudava ligeiramente de figura, o universo estava restringido aos livros que eu tinha lido e a mais nenhuns outros. Mas será que eu, nesta altura da minha vida , me lembro de todos os que li? Admitamos que sim, admitamos que fosse tomando nota deles. E admitamos que tenha lido livros bons, claro.

Agora…

“O melhor romance de 2019”—como tenho aqui num livro ao meu lado.E nem sequer tem assinatura por baixo, para ao menos se saber quem o afirmou. Será que a pessoa leu todos, mas mesmo todos os romances, de todos os autores, de todos os   países que se publicaram em 2019 ?

É como aquele “o melhor bolo de chocolate do mundo”,muito famoso em Campo de Ourique… (Já agora, se me quiserem incluir no júri que certamente deve andar pelo mundo inteiro a provar bolos de chocolate, eu depois mando o meu número de telefone por messenger para combinarmos tudo.) 

Aqui perto dos meus sítios também tenho “o melhor sushi do mundo”. É claro que ninguém anda pelo mundo a prová-lo (e agora há sushi por toda a parte…)—mas neste caso sou muito honesta: para mim o melhor sushi do mundo é um que  se serve numa casa chamada  “O Sushi dos Sá Morais”  Quem inventou este título, merece tudo.


Current track

Title

Artist