ESTREIA NO TEATRO BOCAGE “EPIFANIAS” A 18 SETEMBRO

Written by on 16/09/2020

Teatro Bocage R. Manuel Soares Guedes 13A Lisboa

18 setembro a 26 setembro sex: 21h30 sáb: 21h30

Consolidação de um ciclo de experimentações performativas a solo, realizadas pontualmente por Rita Cássia entre os anos 2013-2016 no Projeto Conversando Com Clarice (Lisboa: Restart / BlueLab / Encontro Internacional Lusófono Todas as Artes Todos os Nomes, Barcelona: Tudanzas).

Rita Cássia, antropóloga formada pelo ISCTE-IUL, atriz-performer, ativista, arte-educadora, luso-afro-brasileira, têm denunciado nacionalmente e internacionalmente nos últimos três anos, práticas sociais violentas contra mulheres e crianças, que decorrem em território português, através da publicação de artigos e registos em relatórios com enfoque em método biográfico.

Epifanias, trata-se de um Manifesto sobre abismos que estando bem debaixo dos nossos olhos continuam a ser invisibilizados, impossibilitando a co-criação da – talvez utópica – igualdade entre todos os seres humanos nos diferentes territórios onde habitamos. Processo de criação autoetnográfico.

Em registo audiovisual uma mulher emerge, na natureza de uma cidade, um corpo colonizado outrora, latino-americano, feminino, negro. Corpo desterritorializado. Seu testemunho de vida entrelaça-se com histórias de vidas de outras mulheres. Em palco, esta mesma mulher e um homem “Filho do Silêncio”, dialogam. Talvez nunca consigam escutar-se. Talvez haja esperança. Talvez. Um músico, arauto/mestre/sábio, entre demarcações específicas de cena e, breves improvisações, conduz as reverberações de vozes que darão suas passagens.

Ficha Técnica
Texto, criação artística, atriz performer: Rita Cássia
Ator performer: Pedro Vicente
Desenho de luz: Pedro Vicente, Rita Cássia
Criação musical, músico performer: João Oliveira
Criação audiovisual: Raquel Pimentel
Fotografia: Alexandre Barão, Raquel Pimentel
Figurino: Rita Cássia


Current track

Title

Artist