TEATRO NACIONAL S. CARLOS “TEMPORADA CONCERTOS OSP” 12 DE SETEMBRO 21H00

Written by on 11/09/2020

Setembro

Wolfgang Amadeus Mozart
Concerto n.º 4 em Ré Maior para violino KV.218
Sinfonia Concertante em Mib Maior para violino, viola e orquestra Kv.364

Violino Hugues Borsarello
Viola Gérard Caussé
Direção Musical Pedro Neves

Orquestra Sinfónica Portuguesa
(Maestrina Titular Joana Carneiro)

M/6


Leopold Mozart, notável executante e pedagogo do violino, vaticinava ao célebre filho um futuro brilhante como executante deste instrumento. Tal não chegou a acontecer, mas Wolfgang Amadeus escreveu pelo menos cinco concertos para violino entre 1773 e 1776, presumivelmente como material de trabalho como Konzertmeister da orquestra do Arcebispo. O Concerto nº 4 em Ré Maior K.218, foi escrito em outubro de 1775.

Sinfonia Concertante em Mib Maior Kv.364 foi composta em 1779, enquanto Mozart efetuava uma digressão que incluiu Manheim e Paris. A obra, considerada a sua máxima realização neste género, baseou-se em modelos muito em voga na capital francesa, nomeadamente nos Concerts Spirituels ali realizados até 1790.

O maestro Pedro Neves, que já dirigiu a Orquestra Sinfónica Portuguesa num variadíssimo repertório, terá como solistas o violinista Hugues Borsarello e violetista Gérard Caussé. Borsarello, cujas interpretações de Mozart já fizeram evocar as do lendário Arthur Grumiaux e cuja integral dos concertos do compositor em 2014 obtiveram enorme aplauso, toca num violino V. Ruggieri de 1695. Caussé tem-se apresentado como intérprete em recitais a solo, como integrante de conjuntos de câmara, como solista em concertos com maestros de renome, com importantes orquestras e como protagonista de elogiadas gravações. Cultiva um vasto repertório que se estende de Bach à contemporaneidade. Como membro fundador e viola solista do Ensemble Intercontemporain de Pierre Boulez foi dedicatário de vários concertos.


Current track

Title

Artist