“PRÉMIO DESIGN DE LIVRO 2020” CANDIDATURAS ENTRE 7 SETEMBRO E 9 OUTUBRO

Written by on 08/09/2020

Atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Candidaturas ao Prémio Design de Livro 2020, atribuído pela DGLAB, abertas entre os dias 7 de setembro e 9 de outubro

Criado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) em 2018, o Prémio Design de Livro tem como objetivo promover o design e a qualidade da produção de livros portugueses. Pretende estimular editores, autores, designers, empresas gráficas e todos aqueles que trabalham com o livro impresso no sentido da qualidade da conceção e da produção técnica das publicações, conseguindo o melhor encontro entre conteúdo e forma.

Podem candidatar-se designers, editores e gráficas, podendo cada proponente enviar até 3 candidaturas. Cada candidatura inclui um formulário, disponibilizado no site da DGLAB, e um exemplar do livro candidato, cuja data de publicação da 1ª edição tenha decorrido em Portugal entre maio de 2019 e abril de 2020.

O prémio é atribuído ao designer (entidade individual ou coletiva) do livro selecionado. Para além do Prémio, que tem o valor de €5.000, são atribuídas duas Menções Especiais, de €1.500 cada.

Em 2018, o vencedor foi Marco Balesteros, com o design do livro “Composição em Tempo Real: Anatomia de uma decisão”, e em 2019 o prémio foi atribuído a Inês Nepomuceno com a obra “751 – O tempo não consome a eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva”.

O Júri seleciona ainda um conjunto de livros, no máximo de 17, que a DGLAB submeterá ao prémio Best Book Design from all over the World 2021. Trata-se de uma competição internacional da responsabilidade da Fundação alemã Buchkunst, que distingue todos os anos 14 livros.

A designer portuguesa Márcia Novais recebeu uma Medalha de Bronze no ‘Best Book Design from all over the World 2020’, com o livro “Moer”, de Ana Jota e Ricardo Valentim, publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Nessa mesma edição, os livros “História Do Crime”, de João Louro, com design de Barbara Says; “Imprimere, Arte e Processo Nos 250 Anos da Imprensa Nacional”(INCM), com design do atelier Degrau, e “751 Dias – O Tempo Não Consome a Eternidade” (CMPorto), com design de Inês Nepumoceno/ESAD Idea, integraram a shortlist dos melhores livros do mundo a nível de design.

A Fundação Buchkunst expõe todos os anos os livros candidatos por todos os países nas feiras internacionais do Livro de Leipzig, em março, e de Frankfurt, em outubro.

As candidaturas podem ser entregues em mão ou enviadas por correio postal para DGLAB [Prémio Design de Livro] /Torre do Tombo – Alameda da Universidade /1649-010 Lisboa. No caso de candidaturas enviadas por correio, é considerada a data de expedição de 9 de outubro.


Current track

Title

Artist