LANÇAMENTO LIVRO POESIA “CONJUGAÇÃO DE MAPAS” DE REGINA CORREIA

Written by on 30/07/2020

UCCLA (Av da Índia, 110, Lisboa) – 31 de Julho (sexta-feira) – 17:30h


*
“No princípio era o Verbo, a palavra fundadora e criadora do entendimento entre os homens. O princípio deste livro é o Lugar, o espaço de pertença de todos e cada um, não importa a sua situação geográfica, política, social, económica, religiosa. As fronteiras não existem na Conjugação dos Mapas.” – Ana Almeida (professora/investigadora)
*
“… Este livro exibe um intertexto circular e andante, haurido na compleição erudita e no cuidado de cavar fundo o chão de cada lugar. A conjugação de Regina Correia, lúdica e telúrica, lembra-me uma concha. Não só por rumorejar o mar e se quedar inerte, mas por sugerir uma turbante de sedimentos…” Filinto Silva (poeta/editor)
*
“Ler Regina Correia é percorrer também o seu eixo temporal desde a infância, revisitar espaços que lhe são caros, onde viveu, amou, construiu e sonhou. Sobrevoar Viseu, conhecer Lisboa e Luanda, parar anos-instantes em Estugarda e Hamburgo, impregnar-se de insularidade e conhecer o Funchal e o arquipélago de Cabo-Verde… ” – Luísa Fresta (poeta)
*
“… Regina Correia chega agora à plenitude do caminho, por entre lágrimas e sorrisos esculpidos em mar e basalto. Tocou com os dedos, fugazmente, o rosto da morte e rendeu-se ao silêncio das metáforas e dos símbolos. Convida-nos, por isso, a parar, olhando um tesouro que nos é oferecido mas não explicitado.
Cabe-nos a nós encontrar a chave consoante a conjugação dos nossos mapas.” – Isabel Pascoal (professora/tradutora)
*


Current track

Title

Artist