102ª CRIAÇÃO TEATRO DA GARAGEM “DONALD TRUMP E OS BOMBONS”

Written by on 22/07/2020

23 a 26 JUL 2020 // Teatro Taborda
[qui a sáb 21h30, dom 16h30]

DONALD TRUMP E OS BOMBONS é o espetáculo de arranque do Teatro da Garagem, no pós-pandemia.

Donald Trump é, sobretudo, uma personagem, um símbolo perverso que se levanta contra a boa vontade e o empenho transversal de todos, independentemente do credo, cor ou ideologia. Trump, como máscara sem empatia e como paranóia egocêntrica, não é uma questão de esquerda ou direita. Trump representa a falência da política, a perigosa deriva da política para o teatro, para a assunção da política como um baile de máscaras sem escrutínio, sem avaliação, sem mérito, nem decência, distribuindo bombons em estado de adulação.

A personagem política Donald Trump não é, sequer, uma escolha, é, porventura, uma inevitabilidade civilizacional, a personificação do beco-sem-saída em que o Ocidente se encontra.

Após a hecatombe da peste, da fome e da guerra, que incendeia as ruas da América, que incendeia as almas inquietas, com dúvidas, é preciso recomeçar. É preciso retomar os ideais fundacionais do Ocidente, uma e outra vez: Liberdade, Igualdade, Fraternidade e um amor esquisito. Um amor esquisito por contraponto ao ódio reinante.

Fazer de Donald Trump o motivo de um manifesto teatral é uma continuidade cívica, uma obrigação democrática e uma catarse necessária. Com DONALD TRUMP E OS BOMBONS, o Teatro da Garagem diz “Não. Não, definitivamente”. Não podemos aceitar que o pior de Donald Trump ainda esteja para vir.

Ficha Técnica e Artística:

Texto e Encenação Carlos J. Pessoa

Assistência de Encenação Ana Palma

Interpretação Ana Palma e Rita Monteiro

Música e Sonoplastia Daniel Cervantes

Cenografia e Figurinos Sérgio Loureiro

Operação de Luz Gonçalo Morais

Direção de Produção Raquel Matos

Produção e Comunicação Joana Rodrigues

Conceção Gráfica para Comunicação Sérgio Loureiro

Financiamento Direção-Geral das Artes, Governo de Portugal | Ministério da Cultura
Apoios Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior


Current track

Title

Artist