“EXATAMENTE ANTUNES” TRANSMISSÃO ONLINE 29 MAIO 22:00H

Written by on 28/05/2020

TEATRO NACIONAL S. JOÃO

Antes de começar, pressinto que tudo vai acontecer bem. Temos aqui dentro desta sala tudo quanto nos é necessário – somos nós. Ainda que algum de vocês tenha vindo hoje aqui por acaso, não faz mal nenhum, é isto o que faz as pessoas – ter a certeza do acaso. Almada Negreiros – “Conferência n.º 1”

TRANSMISSÃO ONLINE A PARTIR DE
VIMEO – Facebook / Instagram
29 maio 2020 • sex 22:00
Disponível até às 24:00 de 31 de maio 2020

Prosseguimos a programação da nossa sala online com um portuguesíssimo ponto de interrogação, um “o quê com letra maiúscula”: Antunes, provinciano sacudido pelos acasos da sorte numa capital de mulheres da vida e outros figurões, criatura que descobre a grande pergunta da identidade. Mas não há apenas um ponto de interrogação na reescrita que Jacinto Lucas Pires fez do romance Nome de Guerra (1925), obra do génio multifacetado chamado Almada Negreiros: há também sinais de caveira e cardinal, bombas, asteriscos. Exatamente Antunes tem qualquer coisa de BD, é certo, mas pisca também o olho à comédia romântica, à tragédia grega, ao melodrama, à farsa musical, ao baile de máscaras. “Tudo isto é um jogo extraordinariamente lúdico sobre coisas muito sérias”, avisam-nos Nuno Carinhas e Cristina Carvalhal, cuja encenação faz do palco vazio do São João não apenas a metrópole boémia ou a fantasmática aldeia de Antunes, mas também (e sobretudo) o interior de uma cabeça.

de
Jacinto Lucas Pires
a partir de Nome de Guerra
de José de Almada Negreiros
encenação
Cristina Carvalhal, Nuno Carinhas
realização vídeo
Pedro Filipe Marques

cenografia e figurinos
Nuno Carinhas
desenho de luz
Nuno Meira
desenho de som
Francisco Leal
preparação vocal e elocução
João Henriques

interpretação
Joana Carvalho, João Castro, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Lígia Roque, Mané Carvalho, Paulo Freixinho, Paulo Moura Lopes

produção
Teatro Nacional São João
estreia 17Mar2011 Teatro Nacional São João
duração 1:45
M/12 anos

SEXTA, 29/05 – 31/05Exatamente Antunes


Current track

Title

Artist