“DIA DA EUROPA” 9 MAIO EVENTOS ONLINE

Written by on 08/05/2020

Para assinalar o Dia da Europa, a 9 de maio, o Parlamento Europeu organiza uma série de eventos online, começando logo de manhã por desafiar os europeus a colocar uma bandeira da União Europeia nas suas janelas. O programa continua durante a tarde com um conjunto de manifestações artísticas nas áreas da música, das artes visuais e das letras. Este sábado esteja atento à nossa página!

Comemorações em Portugal do Dia da Europa (9 de maio)

Este ano celebramos o Dia da Europa, 9 de maio, num contexto que comprova, mais do que nunca, a importância da solidariedade, da ação conjunta e de uma União que protege os seus cidadãos. Os 70 anos da declaração que deu origem à União Europeia celebram-se com um conjunto de eventos online como concertos, visitas a museus, filmes e várias conversas e debates. Este ano, a Comissão Europeia presta especial homenagem a todas as pessoas que diariamente atuam na linha da frente para combater a pandemia.

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, abrem o dia com mensagens em vídeo para assinalar os 70 anos da Declaração Schuman.

Destacamos o evento webinar(link is external), que terá lugar no dia 9 de maio entre as 11h30 e as 13h00, sob o tema «Plano de Recuperação para a Europa: Que Lugar para a Coesão e Desenvolvimento Regional».

Este evento conta com a participação da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dos eurodeputados Pedro Marques e Álvaro Amaro, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago. Esta conversa, moderada pela jornalista Raquel Morão Lopes, abordará temas como a Coesão e Desenvolvimento Regional, o Plano de Recuperação para a Europa e o futuro do Projeto Europeu.

O evento é de participação aberta e gratuita e permite a formulação de questões por quem quiser participar através do chat incluído na plataforma(link is external).

Também convidamos todos os interessados a partilharem a sua visão nas redes sociais sobre a União Europeia após a pandemia, utilizando o marcador #UEpósCOVID.

Destacamos ainda iniciativas que promovem diferentes linguagens para celebrar a identidade e a diversidade europeia
Os diretores de dois museus – o Mueu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – dedicam nesse dia a rubrica «A Arte é uma ponte que nos une» à União Europeia e partilham nos respetivos canais um vídeo sobre uma obra emblemática das coleções em celebração da Europa como espaço de livre circulação das obras de arte e dos seus criadores.


O que é o Dia da Europa?
Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Robert Schuman.

(via: ec.europa.eu/portugal)


Current track

Title

Artist