CONCURSO LITERÁRIO SEM FRONTEIRAS CELEBRANDO DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Written by on 05/05/2020

Porto Editora, Camões, I. P. e Plano Nacional de Leitura organizam iniciativa dirigida a alunos de português espalhados pelo mundo.

Dia da Língua Portuguesa celebrado com criação de concurso literário

Os “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, iniciativa do Camões Instituto, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.

Estão contempladas cinco categorias: em função da idade (dos oito aos 14 anos e a partir dos 15 anos) e de acordo com os níveis de proficiência da língua dos alunos, explicam os promotores do concurso, em comunicado enviado à agência Lusa.

Os trabalhos, individuais, a entregar até 30 de janeiro do próximo ano, vão ser avaliados por um júri composto por cinco elementos e os vencedores serão conhecidos a o5 de maio de 2021, data em que se assinala pela segunda vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

“Este incentivo à criação em língua portuguesa junto dos jovens que estudam em português em 76 países, em cinco continentes, visa não só estimular competências linguísticas, mas apoiar o diálogo e o encontro entre culturas, reforçando, assim, duas dimensões fundamentais da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa: a afirmação do Português como uma língua de comunicação internacional e como uma língua plural, de pontes e de encontros”, salienta o presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, citado pelo comunicado.

A iniciativa destina-se a alunos que estão a frequentar cursos de língua e cultura portuguesas, um pouco por todo o mundo, nomeadamente na rede de Ensino Português no Estrangeiro, em leitorados do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e em universidades com Centros de Língua Portuguesa.

Para a comissária do Plano Nacional de Leitura, Teresa Calçada, esta é uma forma de celebrar a língua e de estimular a criatividade.

“É um desafio que, dirigido aos estudantes de português dos cinco continentes, convoca a escrita, a leitura, o pensamento e a criatividade como forma de recriar e celebrar a língua portuguesa”, refere Teresa Calçada, comissária do PNL.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi ratificado em 25 de novembro de 2019, pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), na sequência de uma proposta apresentada por todos os países lusófonos, e apoiada por mais 24 Estados. Há mais de uma década que, a 5 de maio, se celebrava o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“É o reconhecimento, por parte da UNESCO, da relevância que a Língua Portuguesa tem a nível mundial, a mais falada no hemisfério sul e a quarta em todo o mundo”, acentua a gestora Graciete Teixeira, da Porto Editora, para quem o concurso literário “reflete a universalidade da Língua Portuguesa e constitui uma outra forma de promover a língua nas mais diversas geografias”.

Os promotores do concurso sublinham que o português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.


Current track

Title

Artist