“CANTARES DE JOSÉ AFONSO” NAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Written by on 21/04/2020

O disco “Cantares de José Afonso”, de 1964, que inclui a canção “Oh Vila de Olhão”, está disponível desde hoje nas plataformas digitais, anunciou a discográfica Valentim de Carvalho.

  "Cantares de José Afonso" no digital pela primeira vez

“Oh Vila de Olhão” foi composta nos começos da década de 1960, em plena ditadura, quando José Afonso (1929-1987) era professor do Ensino Secundário, em Faro, e proibida pela Censura.

Só depois do 25 de Abril de 1974 voltou a ser editada a canção da “madrinha do povo”, que alertava o pescador para o “ladrão que não paga”, para o dono do peixe que levava até ao cais de Olhão.

Neste disco, José Afonso é acompanhado por Rui Pato, em viola.

O EP inclui ainda as canções “Coro dos Caídos”, “Maria” e “Canção do Mar”, todas com letra e música de José Afonso.

A Valentim de Carvalho, em comunicado, refere-se a José Afonso como “um dos mais importantes nomes da cultura nacional”, “fundamental na inspiração e empoderamento de um país em luta contra o fascismo, pela liberdade, equidade, fraternidade”.

A editora lembra igualmente que José Afonso foi responsável por ter revolucionado “a canção de Coimbra, o canto de intervenção e a música popular”.

José Afonso “experimentou e lançou pistas para a descoberta de ligações entre África e a Beira Baixa”, e o seu “legado iluminou os seus pares, em gerações consecutivas, até hoje”, conclui a editora.

(via: jnartes)


Current track

Title

Artist