Current track

Title

Artist

Current show

NTR Chart

11:30 12:30

 

Background

“ABECEDÁRIO – FESTIVAL DA PALAVRA” ADIADO PARA DATA OPORTUNA

Written by on 13/03/2020

ATENÇÃO: ESTE EVENTO FOI ADIADO PARA UMA DATA OPORTUNA.

ABECEDÁRIO_FESTIVAL DA PALAVRA

De 19 a 22 de março vai ter lugar em Lisboa a 2a. edição do Abecedário _Festival da Palavra, com o objectivo de promover as livrarias de rua e homenagear uma palavra.

Depois da palavra fronteira, este ano a palavra escolhida é FADO.

O Festival da Palavra é promovido pela Cabine de Leitura (uma rede de micro bibliotecas em antigas cabines telefónicas surgida em 2014 na Praça de Londres em Lisboa) em colaboração com livrarias de rua. Este ano associaram-se à iniciativa as livrarias: Barata, Tigre de Papel, Ler por Aí, Menina e Moça e Tinta nos Nervos e conta com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, de várias Juntas da Freguesia (Areeiro, Alvalade, Arroios, Santa Maria Maior e Estrela), da editora independente Stolen Books, do Observador e da Fundação Altice.

Em tertúlias, que decorrerão em pequenas livrarias, conversar-se-á de forma intimista, descontraída e informal, sobre as múltiplas vertentes da palavra fado: a música, a palavra, a emoção e o sentimento, a identidade e o destino, a representação do quotidiano, as práticas sociais, as crenças e os valores.

Sinónimo de destino, sina, sorte, fortuna e fatalidade, serão abordados alguns dos temas a ele associados: dor, tristeza, despedida, solidão, viagem, esperança, paixão, mudança, nostalgia, ciúme e saudade, na perspetiva da literatura, das artes, do cinema, da igreja, do futebol, da acústica, da história, do turismo e de quem vive com o fado.

Participam nesta edição os escritores Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Patrícia Portela, Filipa Martins e Afonso Cruz, o ensaísta Miguel Real, o Professor Eduardo Marçal Grilo, os historiadores Rui Vieira Nery (Fundação C. Gulbenkian), Sara Pereira (Museu do Fado), Joaquim Caetano (Museu Nacional de Arte Antiga), os investigadores Pedro Félix (Arquivo Nacional do Som), Jorge Patrício (IST e Ano Internacional do Som), Francisco Pinheiro (Universidade de Coimbra) e Jorge Mangorrinha (Universidade Lusófona), os fadistas Hélder Moutinho, Ricardo Ribeiro, Lina, Sonia Shirsat e Marco Rodrigues, os compositores e letristas Tiago Torres da Silva e Amélia Muge, os realizadores Stefan Lechner e Diogo Varela Silva, o ilustrador Nuno Saraiva, o jovem futebolista Francisco Geraldes, o advogado Adolfo Mesquita Nunes. E também Bernardo Trindade (Portugal In) e o Pe. António Rego.
Os moderadores serão: a investigadora Sandra Vieira Jürgens, os jornalistas Francisco Sena Santos, Nuno Pacheco, Rui Miguel Abreu, Cândido Mota, Sara Belo Luís, Bernardo Mendonça, Sandra Gonçalves e Mirna Queiroz e o velejador Luís Serpa.

Paralelamente às conversas referidas, haverá leituras encenadas de poesia em elétricos e autocarros pela Brigada da Poesia no dia 20 de março, uma exposição de design e lettering urbano da Letreiro Galeria, que será inaugurada no dia 19 às 21H30, na Stolen Books, intitulada Luzes da Cidade, uma homenagem ao poeta Guerra Junqueiro no dia 21 de manhã, Dia Mundial da Poesia e uma exposição de fotografia de Rodolfo Contreras a inaugurar no sábado 21 às 21h30, no Mercado de Alvalade.