Current track

Title

Artist

Current show

NTR ALWAYS OPEN

02:30 08:10

Background

“A LITERATURA COMO MATRIZ DO PATRIMÓNIO ARTÍSTICO DA EUROPA”

Written by on 12/02/2020

CONFERÊNCIA Por ERNESTO RODRIGUES.

13 Fevereiro 18H00 Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço – Guarda

A conferência “A Literatura como Matriz do Património Artístico da Europa”, por Ernesto Rodrigues, é a primeira da edição deste ano do Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores”, organizado pela BMEL e pela Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027, com o apoio do CLEPUL – Universidade de Lisboa e do IPG.

A iniciativa tem coordenação científica de Jorge Maximino.

“A história da Humanidade é documentada, em primeiro lugar, pelos media visuais e impressos. Nestes, a literatura ganha corpo já na Antiguidade Clássica, com textos fundadores absorvidos pela Europa desde a Idade Média.
Cumpre-nos, assim, pactuar numa definição de literatura e ver em que medida é berço ou inspiração de outros segmentos patrimoniais.”

Ernesto Rodrigues (Torre de Dona Chama, 1956) é poeta estreado em 1973, ficcionista, crítico literário, ensaísta e tradutor de Húngaro. Antigo jornalista e colaborador regular da imprensa escrita, leitor de Português na Universidade de Budapeste, é doutor e agregado pela Universidade de Lisboa, em cuja Faculdade de Letras ensina desde 1989, aqui dirigindo o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (2015-2019). Prémio PEN Clube – Narrativa com Uma Bondade Perfeita (2016), o seu sétimo e último romance é Um Passado Imprevisível, 2018. No ensaio, destaca-se Mágico Folhetim. Literatura e Jornalismo em Portugal (1998), seguido de uma dezena de outros títulos, a par da edição de clássicos. Acaba de reunir olhares sobre estrangeiros em Literatura Europeia e das Américas, 2019″.