Current track

Title

Artist

Current show

NTR ALWAYS OPEN

12:30 13:30

 

Background

21º CORRENTES D´ESCRITAS 15 A 23 FEVEREIRO PÓVOA DE VARZIM

Written by on 05/02/2020

As “Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica”, que habitualmente se realizam na Póvoa do Varzim em fevereiro, vão já na 21ª edição. Nasceram de uma ideia de Francisco Guedes, concretizada depois de uma conversa com o vereador da Cultura da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino. A primeira edição realizou-se em fevereiro de 2000, ano em que se assinalou o Centenário da Morte de Eça de Queirós, nascido ele próprio na Póvoa.

As Correntes assumiram desde então, como tema fundamental, o mar, procurando juntar duas línguas, o português e o espanhol.

Rapidamente se tornaram um dos maiores festivais literários em Portugal. Durante três dias, cruzam-se dezenas de escritores de expressão ibérica (cerca de 60 nos últimos anos), que conversam sobre literatura perante um sem-número de jornalistas e um público sempre crescente de ano para ano. As sessões distribuem-se por conferências, lançamentos de livros, sessões de poesia, teatro, cinema, encontros de escritores com estudantes, mesas- redondas.

Já é conhecido o programa completo do 21º Correntes d’Escritas, promovido pela Câmara Municipal, de 15 a 23 de fevereiro. A partir de hoje disponível para consulta no portal municipal, o programa completo.

À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, serão as Vozes transeuntes nas ruas da poesia a fazer ecoar, um pouco por toda a cidade, o Correntes d’Escritas, no sábado, 15 de fevereiro.

O dia anterior à abertura oficial, 18 de fevereiro, terça-feira, ficará marcado pela abertura das diferentes exposições que estarão patentes nas Galerias Euracini2 e ainda outra na Galeria Ortopóvoa. No Cine-Teatro Garrett, terá lugar a apresentação do projeto do filme O Sentido da Vida, com a presença do realizador, Miguel Gonçalves Mendes, e à noite, lançamento de livros no Axis Vermar.

Como habitualmente, às 11h00 de quarta-feira, dia 19, no Casino da Póvoa, a Cerimónia de Abertura, e às 15h00, no Garrett, a Conferência de Abertura por Álvaro Siza Vieira. A Mesa 1 está marcada para as 17h30 e a Mesa 10 para as 15h00 de sábado, dia 22.

Ao longo dos quatro dias, não faltarão propostas desde Correntes à conversa, Lançamento de livros, Concerto, Cinema, Exposições, Curso de Formação para professores, Sessões para alunos e ainda uma Feira do Livro para visitar.