Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

HOMENAGEM A “SOLVEIG NORDLUND” 6 FEVEREIRO

Written by on 03/02/2020

Prémio Bárbara Virgínia – Homenagem Solveig Nordlund
6 Fev. às 21:30 na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

A luso-sueca Solveig Nordlund será distinguida com o Prémio Bárbara Virgínia da Academia Portuguesa de Cinema, pelo seu notável trabalho como realizadora, produtora, encenadora e montadora, ao longo de mais de 50 anos, e no contexto da celebração dos 50 anos do Centro Português de Cinema, cuja fundação acompanhou.

O seu percurso profissional multifacetado está ligado ao cinema, à televisão, à rádio e ao teatro, merecendo destaque as adaptações que tem feito de diversos autores nórdicos, cujos textos traduz e encena.

Solveig Nordlund junta-se assim a nomes maiores do cinema português como Júlia Buisel (atriz), Teresa Ferreira (colorista), Laura Soveral (atriz) e Leonor Silveira (atriz), distinguidas com o Prémio Bárbara Virgínia nos últimos quatro anos.

A cerimónia de entrega do Prémio decorrerá na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, seguindo-se a exibição de uma das primeiras longas metragens de Solveig Nordlund, “Dina e Django”, que nos conta a história de amor entre dois jovens delinquentes que, sem saberem bem como, virão a assassinar um motorista de táxi e a serem condenados a vários anos de prisão maior. É na Lisboa de 1974, entre leitarias e bares do Bairro Alto, quartos alugados e os passeios da prostituição, entre cozinhas da burguesia intelectual e os autocarros à hora de ponta, que decorre a acção desta história rodeada de pequenas mentiras, juramentos de sangue, ciúmes, ilusões e amores de fotonovela.

21:30 Entrega de Prémio Bárbara Virgínia

Exibição do filme Dina e Django, 1981, 84 min.

Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Rua Barata Salgueiro, Lisboa