Current track

Title

Artist

Current show

NTR Rock

18:30 19:30

 

Background

DANÇA “GISELLE” DE DADA MASILO CENTRO CULTURAL BELÉM

Written by on 29/01/2020

31 JAN  E 1 FEV 21H | GRANDE AUDITÓRIO

A internacionalmente consagrada coreógrafa sul-africana, Dada Masilo, apresenta a sua destemida versão de Giselle, um clássico da história do ballet romântico. No papel principal, Masilo traz ao palco o seu arrebatador estilo frenético, combinando ballet com dança contemporânea e dança tradicional Tswana. Isto é Giselle, mas não como a conhece.  

Dada Masilo

Dada Masilo

«Giselle de Masilo é um prodígio de inteligência e capacidade dançante a todos os níveis – da coreografia às mudanças na história, passando pela encenação, caraterizações, música, iluminação… Tudo funciona e emerge como uma peça de dança/teatro completa, coesa e hipnotizante.» – Jerry Hochman, Critical Dance

«Giselle de Masilo é política, histórica e uma obra impressionante tanto de crítica como de comentário físico sobre a obra original.» – Isabelle Blank, The Dartmouth

«Através das suas escolhas coreográficas e das formas de movimento que daí advêm, [Dada Masilo] distancia-se da estrutura colonial da dança, usando a performance como um veículo para abordar a violência de género e de raça.» – Taliah Mancini, L.A. Dance Chronicle

A internacionalmente consagrada coreógrafa sul-africana, Dada Masilo, apresenta a sua destemida versão do clássico icónico, Giselle.
Tendo lugar numa aldeia movimentada da África do Sul, Giselle de Masilo conta a história de uma camponesa ingénua que é atirada para um mundo de traições e vergonha quando o seu amante a rejeita. Desprezada pela família e morta de desgosto, Giselle regressa dos mortos como um ser sobrenatural consumido pela vingança.
No papel principal, Masilo traz ao palco o seu arrebatador estilo frenético, combinando o ballet com dança contemporânea e tradicional Tswana. A belíssima música é do compositor sul-africano Philip Miller, que mistura música clássica com percussão e voz africanas. Isto é Giselle, mas não como a conhece.

Coreografia Dada Masilo
Música Philip Miller
Desenhos William Kentridge
Assistente de direção David April
Luz Suzette le Sueur
Figurinos David Hutt de Donker Nag Helder Dag (1.º Ato), Songezo Mcilizeli & Nonofo Olekeng de Those Two Lifestyle (2.º Ato)

Giselle Dada Masilo
Albrecht Lwando Dutyulwa
Hilarion Tshepo Zasekhaya
Myrtha, rainha das Willis Llewellyn Mnguni
Bathilde Liyabuya Gongo
Mãe de Giselle Sinazo Bokolo
Homens/Wilis Thami Tshabalala, Steven Mokone, Tshepo Zasekhaya, Thami Majela
Mulheres/Wilis Zandile Constable, Sinazo Bokolo, Liyabuya Gongo, Julia Burnham, Thandiwe Mqokeli

Giselle de Dada Masilo resulta de uma encomenda do Stephen and Cathy Weinroth Fund for New York do Joyce Theater, do Hopkins Center for the Arts do Dartmouth College, da Biennale de la danse de Lyon 2018 e do Sadler’s Wells.

Apoio à encomenda: La Batie-Festival de Geneve
Financiamento adicional: SAMRO FOUNDATION