Current track

Title

Artist

Current show

Background

VISITA GUIADA ÀS RUÍNAS E MUSEU ARQUEOLÓGICO DO CARMO

Written by on 17/01/2020

18 de Janeiro 2020

Neste evento vamos ficar a conhecer “por dentro” as Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo, através de uma Visita Guiada. Aproveitaremos ainda o resto da tarde para um Passeio Fotográfico por alguns dos locais mais emblemáticos da zona envolvente.

Museu Arqueológico do Carmo:

O museu arqueológico do Carmo ocupa as ruínas do convento do mesmo nome, que foi fundado em 1389 por D. Nuno Álvares Pereiro, para celebrar a vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota. Fundado em 1864, desde aí que este museu expõe uma coleção de túmulos medievais (como o túmulo gótico do rei D. Fernando), estátuas, peças romanas, visigóticas e até um par de exóticas e raras múmias pré-colombianas. Uma parte do convento do Carmo foi convertido em instalações militares, ainda em 1836.

A igreja do convento do Carmo (em estilo gótico e com três naves que se estendem por 72 metros de comprimento) foi destruída pelo terramoto de 1755. No reinado da rainha D. Maria I, o convento sofreu obras de recuperação, mantendo-se os vestígios da destruição, ao estilo romântico do século XIX. Ainda hoje estas falsas ruínas medievais, a céu aberto, são a mais visível prova da grande catástrofe que arrasou Lisboa, em meados do século XVIII. Foi no quartel do Carmo que o ditador Marcelo Caetano se refugiou dos militares revoltosos, durante a revolução dos Cravos, que ocorreu em 1974.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Largo do Carmo

Hora do Encontro: 14h 50m
Hora prevista para o final: 17h50m

Distância a percorrer: 5 kms

Nível de Dificuldade: 1

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição: 10€- Por transferência bancária para o NIB: 0036 0442 9910 6000 4034 6.

Inclui: Seguro de Acidentes Pessoais
Guias e Acompanhamento

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais