FESTIVAIS DE MÚSICA “DECLAREAÇÃO” DE ATITUDES E ACÇÕES

Written by on 15/01/2020

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa recebeu hoje, 15 de Janeiro, a assinatura de um compromisso/ declaração entre vários festivais de música, com o objectivo de consciencializar e mudar comportamentos.

Nesta cerimónia estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, representantes de entidades promotoras como Better World (Rock in Rio), Câmara Municipal de Loulé (Festival Med), Câmara Municipal de Sines (FMM Sines), Everything is New (NOS Alive), Live Experiences (EDP Cool Jazz e ID Not Limits), MOT (RFM SOMNII) Musica no Coração (Galp Beach Party, SuperBock Super Rock, SuperBock em Stock, Meo Sudoeste, Sumol SummerFest, Santa Casa Alfama), PEV (MEO Marés Vivas), Pic Nic (NOS Primavera Sound) Ritmos (Vodafone Paredes de Coura) Sons em Transito e Câmara Municipal de Faro (Festival F), Surprise & Expectation (EDP Vilar de Mouros), APEFE e APORFEST.

Uma declaração que, para assinar, é preciso agir. Este movimento de nacional tem como objectivo consciencializar e convocar a sociedade para a mudança de comportamentos.

O movimento, inspirado no ano de “Lisboa Capital Verde Europeia”, irá mobilizar jovens de todo o país para definir acções que façam do mundo um lugar melhor, dando assim origem à primeira declaração de atitudes que todos poderão “assinar” ao colocá-las em prática.

Para criar esta “declaração de acções” as entidades irão desafiar jovens lideranças de todo o país para um workshop do qual resultarão 17 atitudes. Essas atitudes, baseadas nos ODS da ONU (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável), focar-se-ão em áreas tão distintas como as alterações climáticas, a diversidade, a inclusão social, o desenvolvimento económico, a reciclagem, entre outras, cumprindo todas elas com a premissa de contribuírem activamente para a construção de um mundo melhor.

O processo de selecção destes jovens passará por três fases. Na primeira, será levada a cabo uma pesquisa de metodologia quantitativa e qualitativa, com validação etnográfica, para identificação dos perfis de jovens líderes com voz activa nas suas comunidades. Identificados esses jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, serão seleccionados cerca de 30, oriundos de diferentes distritos do país, de diferentes géneros, nacionalidades, classes sociais e nível de formação. Numa terceira etapa, o colectivo de jovens então formado será desafiado num Workshop com metodologia Torke CC (comprovada em mais de 300 workshops, em 14 países diferentes), onde de forma colaborativa trabalharão o desenvolvimento das “atitudes” com base nas ODS. Os jovens que se queiram voluntariar para participar no processo de definição das atitudes poderão fazê-lo através do email participa@declareacao.com, até 31 de Janeiro.

A selecção dos jovens, assim como o workshop, decorrerá já no próximo mês de Fevereiro, sendo estando a divulgação das 17 atitudes agendada para o início de Março. É nesta altura que as atitudes então definidas pelo colectivo de jovens serão transformadas em GIFs, a serem utilizados como “assinatura” digital da DeclareAção. Ao mesmo tempo será lançada uma landing page que funcionará como hub agregador das boas atitudes, onde se reúnem todas as ações que vierem a ser implementadas por empresas, escolas, influenciadores e pelo público em geral, partilhadas nas redes sociais e utilizando os GIFs e o hashtag #DeclareAcao.

Recorde-se que em 2019 se realizaram 287 festivais de música só em Portugal, acumulando um total de 2,1 milhões de visitantes. A par com este estudo, dados da Forbes indicam que 94% da Geração Z afirma que a música é muito importante na sua vida, enquanto 45% afirma que o seu artista preferido influencia o seu estilo de vida. Já dados do Spotify revelam que 79% dos utilizadores acredita que a música permite às pessoas conectarem-se entre si e com outras culturas. Torna-se, com isto, evidente o potencial influenciador e transformador dos festivais nas comunidades locais e nacionais onde ocorrem, assim como a responsabilidade de assumirem uma atitude positiva e que contribua para a construção de um mundo melhor.

(via: infocul)


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