SENADO ODIVELAS REALIZA I CONGRESSO SOBRE REI D.DINIS 9 OUTUBRO

Written by on 14/01/2020

No dia do Nascimento do rei D. Diniz, 9 de outubro, vai realizar-se o I Congresso em Odivelas sobre o rei Lavrador, organizado pelo Senado de Odivelas.

Apesar de continuarem as obras de restauro do túmulo do rei D. Diniz, a Associação Senado de Odivelas e as três corporações de bombeiros do concelho (Odivelas, Pontinha e Caneças) procederam à deposição de uma coroa de flores, em cerimónia pública, no exterior junto à entrada para a capela onde estão sepultados os restos mortais do rei  Lavrador, falecido a 7 de janeiro de 1325 e enterrado no Mosteiro de S. Diniz, em Odivelas.

Numa cerimónia de homenagem ao rei que criou a primeira universidade portuguesa, realizada domingo, frente ao Mosteiro de D. Diniz, em Odivelas, foi revelado que no dia do aniversário do rei trovador vai realizar-se um congresso generalista sobre este monarca que marcou a história de Portugal.

José Barão das Neves, presidente da Associação, salientou, no decorrer da homenagem a D. Diniz, no domingo, que a associação funciona como uma entidade de pressão sobre os órgãos de poder (autarquia e Governo Central), apresentando projetos que contribuam para o desenvolvimento do concelho», afirma Barão das Neves. A título exemplificativo recorda: «apresentamos, em colaboração com as três associações humanitárias, um projeto em relação aos bombeiros do concelho. Apresentamos também um documento sobre o Metropolitano de Odivelas».

Segundo Barão das Neves, esta associação nasceu «para refletir sobre as necessidades da comunidade Odivelense, pautando a sua atividade pelo incremento do espírito cívico, designadamente, promoção de ações de sensibilização pública visando o incremento da qualidade de vida no Concelho, realização de atividades cívicas, lúdicas, culturais, desportivas ou de natureza social que tenham por objetivo o bem-estar da população».

No decorrer da cerimónia, Barão das Neves revelou, este ano, já foi entregue o prémio D. Dinis ao melhor aluno do ensino secundário do concelho de Odivelas, na disciplina de História.

O prémio D. Dinis pretende reconhecer a excelência e homenagear aqueles que se dedicam e que promovem o bom nome do concelho na vertente académica, sendo o melhor aluno premiado com 500€ como reconhecimento do esforço efetuado.

Na sua fundação, o Senado foi constituído por 11 elementos: Álvaro Marçal, António Boa-Nova, Fernando Sousa, Hernâni Carvalho, Jorge Mendes, Joaquim Lourenço, José Barão das Neves, Manuel Cunha, Rui Loio, Vítor Peixoto e pela jornalista Manuela Ferreira, entretanto falecida.

(via: olharesdelisboa)


Current track

Title

Artist