Current track

Title

Artist

Current show

NTR BY MORNING

08:30 09:10

Background

EXPOSIÇÃO FOTOGRAFIA “STILL LIVE” ESPAÇO SANTA CATARINA 16 A 31 JANEIRO

Written by on 13/01/2020

STILL LIVE
Margarida Dias
Fotografia

De 16 de Janeiro a 31 de Janeiro de 2020

ESPAÇO SANTA CATARINA
Aberto de Segunda a Sexta
Das 14h00 às 20h00
Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7D
1200-153 LISBOA
(ao fundo da Cç. do Combro)

Ficha técnica da Exposição

Fotografia: ©Margarida Dias
Artistas Convidados: Allan Falieri, Romeu Runa
Impressão: FinePrint
Texto: Rui Cunha Martins
Design Gráfico: Luís Royal
Consultadoria Artística: Luiz Antunes, Luís Royal, Tiago Pinhal Costa
Produção: Espaço Santa Catarina, Heurtebise Associação Cultural
Agradecimentos: Letícia da Costa Gonçalves, Luís Sá Nogueira

Sinopse

Dois corpos. E uma fotógrafa. Os corpos sabem, evidentemente, que a fotógrafa está ali. A um metro deles. Performam para ela. Oferecem-lhe consciência plástica simulando espontaneidade e instinto. Seduzem-na por via de uma articulação pretensamente impensada entre musculatura e movimento. A dose de premeditação com que o fazem será variável. Mas a manipulação que sustenta toda a sessão é notória.

Margarida Dias

Depois de completar o plano de estudos de fotografia (1983/89) do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, foi convidada para aí continuar como professora (1989/2006). Foi também professora de fotografia no IAO – Instituto de Artes e Ofícios, da Universidade Autónoma de Lisboa. Simultaneamente, prossegue a sua actividade como fotógrafa profissional, tendo colaborado em vários órgãos de comunicação social, em fotografia de Arquitectura, na Revista do Semanário Expresso (1992), Textos e Pretextos (Universidade de Lisboa), Revista A.23, agências de publicidade, ateliers de design, decoração e de arquitectura.
Foi desde 2003 até Abril 2010, fotógrafa do Teatro Nacional D. Maria II.
Com mais de 30 exposições individuais e várias colectivas, está representada em colecções tanto públicas como privadas, quer no estrangeiro (Fondazione Italiana per la Fotografia – Turim, Itália), quer em Portugal (Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa; Encontros de Imagem – Braga; Colecção Culturgest; Colecção PLMJ – Sociedade de Advogados). Margarida Dias tem publicado, desde 2000, um calendário temático com as suas fotografias. Publicou igualmente o livro O Segredo, sobre o Atelier do escultor Lagoa Henriques, edição do Arquivo Fotográfico de Lisboa, CML, 2001., sendo autora de todos os registos fotográficos do livro Jardins e Palácio dos Marqueses de Fronteira, José Cassiano Neves, edição de 2015.