Current track

Title

Artist

Current show

NTR CHART

13:15 15:20

Background

“O SOFRIMENTO DE DEUS” VENCE PRÉMIO PAULUS 2019

Written by on 30/11/2019

Pedro Miguel Mendes de Sousa é o vencedor da edição 2019 do Prémio Paulus de Edição, com o tema O sofrimento de Deus. Uma leitura sistemática a partir do Evangelho de João.

Orientada pelo Professor Doutor João Alberto Sousa Correia, da Faculdade de Teologia do polo de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, a obra resulta da dissertação no âmbito de mestrado integrado em Teologia. Nela o autor reflete acerca da plausibilidade da afirmação do sofrimento de Deus, seguindo atentamente o pensamento do teólogo francês François Varillon.

Pedro Miguel Mendes de Sousa é natural da freguesia Ronfe, da cidade de Guimarães, onde nasceu em 1995. Entrou em 2008 para o Seminário Arquidiocesano de Braga. Em 2013, na Universidade Católica Portuguesa, no polo de Braga, deu início ao seu percurso académico. Aí, dedicou-se ao estudo e serviu a Associação de Estudantes e a revista Cenáculo. Em 2018, completou o mestrado integrado em Teologia. Em 12 de maio de 2019, foi ordenado diácono, na Arquidiocese de Braga. Atualmente, realiza o estágio pastoral nas paróquias de São Martinho de Brufe e Santo Adrião, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão.


Na introdução da obra, o autor refere que «neste terceiro milénio, como as irmãs de Lázaro, corremos perplexos pelos caminhos da história diante do fenómeno do sofrimento. Este complexo e exigente problema recoloca, no centro do debate teológico, a reflexão acerca do sofrimento de Deus. Se o advento de Deus no evento do ser humano dá-se e diz-se na história, que a partir daí é história comum do ser humano e de Deus, qual o sentido do sofrimento dos inocentes que são expostos a essa experiência, desde o primeiro momento?».

O Prémio PAULUS de Edição é uma iniciativa da PAULUS Editora e tem como objetivo promover a reflexão teológico-cristã em português, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores. O texto vencedor deste ano será publicado brevemente e distribuído por todas as livrarias nacionais.