Current track

Title

Artist

Current show

NTR CHART

13:15 15:20

Background

“LONGA PÉTALA DE MAR” ISABEL ALLENDE

Written by on 12/11/2019

Uma homenagem à liberdade e ao amor da escritora de língua espanhola mais lida do mundo.
Em plena guerra civil de Espanha, o jovem médico Víctor Dalmau e a sua amiga pianista Roser Bruguera veem-se obrigados a abandonar Barcelona, a exilar-se e a atravessar os Pirenéus a caminho de França. A bordo do Winnipeg, um navio fretado pelo poeta Pablo Neruda, embarcam mais de dois mil espanhóis rumo a Valparaíso, em busca da paz e da liberdade que não encontraram na sua terra natal. Recebidos como heróis no Chile, integram-se na vida social do país ao longo de várias décadas até que um golpe de Estado derruba Salvador Allende, amigo de Víctor, com quem partilhava o gosto pelo xadrez. Víctor e Roser encontram-se novamente desenraizados, mas, como diz a autora: «se vivermos o suficiente, veremos que todos os círculos se completam». 

Uma viagem através da História do século xx conduzida por personagens inesquecíveis que descobrirão que numa só vida cabem muitas vidas e que, por vezes, o mais difícil não é fugir, mas sim voltar.
Se a vida de Isabel Allende dependesse dos seus dotes literários, ela não só sobreviveria, como reinaria.

Isabel Allende nasceu em 1942 no Peru. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, na Venezuela até 1988 e, desde então, na Califórnia. Em 1982, o seu primeiro romance, A casa dos espíritos, converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana. Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais. A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas. Foi galardoada com o Prémio Nacional de Literatura do Chile.
Recentemente foi homenageada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, com a Medalha Presidencial da Liberdade a mais importante distinção civil daquele país.