Current track

Title

Artist

Current show

NTR ALWAYS OPEN

03:30 08:10

Background

EXPOSIÇÃO “CAIXA PARA GUARDAR O VAZIO” 10 NOV-1 DEZ CULTURGEST

Written by on 08/11/2019

Culturgest
Fundação Caixa
Geral de Depósitos

FERNANDA FRAGATEIRO E ALDARA BIZARRO

INAUGURAÇÃO : 9 NOV SÁB 16:00

10 NOV – 1 DEZ


Entrada gratuita
M/6

TER–DOM 11:00–18:00

Caixa para guardar o vazio é uma obra da artista plástica Fernanda Fragateiro no qual se conjuga a escultura, a performance e o envolvimento do espectador. A estrutura – em madeira, aço e espelho – foi construída especificamente para crianças. Trata-se de um dispositivo espacial que, partindo da forma simples de um grande paralelepípedo, se abre e desdobra para ir revelando o trabalho performativo concebido pela coreógrafa Aldara Bizarro e desempenhado por dois performers.

A obra é um objeto híbrido, filiada na escultura no século XX (com inspirações que vão desde o construtivismo, Vladimir Tatlin, El Lissitzky e a preocupação com uma arte socialmente funcional, até ao minimalismo de Donald Judd e a ligação arquitetónica de Gordon Matta-Clark e Dan Graham).

Solicita o toque que é, precisamente, o proibido da escultura histórica e por esse motivo aproxima-se da arquitetura – concebida e edificada para ser vivida, tocada e acolher o corpo.

Nesta apresentação na Culturgest, pela primeira vez, estão disponíveis os desenhos preparatórios e as duas maquetes que a artista realizou durante a criação da obra, desvelando parte desse processo, na esteira do que Fernanda Fragateiro tem vindo a realizar nos últimos anos.

Criada para o Teatro Viriato, em Viseu, em 2005, a obra foi coproduzida pela Culturgest, Teatro Viriato, A Oficina, Teatro Aveirense, Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e Teatro Municipal da Guarda.

AUTORIA

Fernanda Fragateiro

COLABORAÇÃO

Filipe Meireles

COREOGRAFIA

Aldara Bizarro

COM

Sofia Portugal

Hugo Mendes

PRODUÇÃO

Teatro Viriato

COPRODUÇÃO

Teatro Viriato

A Oficina

Teatro Aveirense

Câmara Municipal Santa Maria da Feira

Teatro Municipal da Guarda

CCB

MECENAS

Patinter

Fundação “La Caixa”

Habidecor”