Current track

Title

Artist

Current show

NTR BY MORNING

09:30 11:24

Background

FOLIO – FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL ÓBIDOS 10 A 20 OUTUBRO

Written by on 09/10/2019

O FOLIO — Festival Literário Internacional de Óbidos regressa este ano para a sua quinta edição. O evento, que terá o tema “O Medo e o Tempo”, irá decorrer entre os dias 10 e 20 de outubro na vila literária.

A Câmara Municipal de Óbidos anunciou os curadores desta edição, que serão:

  • Folio Autores — Ana Sousa Dias e Pedro Sousa;
  • Folio + — Ler Devagar;
  • Folio Educa — Maria José Vitorino;
  • Folio Ilustra — Mafalda Milhões;
  • Folia — Ricardo Ribeiro, Óbidos Criativa E.M.

A primeira edição do FOLIO aconteceu em 2015. No ano passado, o Festival Literário de Óbidos decorreu de 27 de setembro a 7 de outubro e contou com a participação de 554 convidados, incluindo os escritores Alan Hollinghurst e Cynan Jones. O tema foi “Ócio, Negócio e a Invenção do Futuro.

O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos é um passo enorme na estratégia do desenvolvimento regional sustentável e diferenciador. Pensámos este evento com uma ambição e ousadia tão grandes como a confiança que os decisores que nos apoiam depositaram em nós, ao assumir, connosco, esta vontade de criar o melhor festival literário de sempre. Assumi, desde 2013, este posicionamento estratégico com o arranque da Óbidos Vila Literária: 11 Livrarias e milhões de livros a habitar e reabilitar o espaço urbano e a economia sustentada numa estratégia criativa, inovadora e diferenciadora para todas as áreas de actividade económica. Mas, não basta ser diferente.
É preciso ser autêntico.
E é, também, isso que o FOLIO vem acrescentar à estratégia Óbidos Vila Literária. Chamar ao sítio dos livros as pessoas que os preenchem: autores, editores, leitores, artistas, alunos, professores e curiosos. Este festival não limita a literatura ao espaço do(s) livro(s), mas cria relações improváveis de humanização, compreensão e comunidade. O FOLIO tornará possível a convergência entre o espaço que a literatura ocupa e o espaço que se ocupa da literatura, ampliando a concepção e a possibilidade de multiplicar a cultura e os outros sectores de actividade económica numa relação exponencial, onde a criatividade dá lugar à inovação. A literatura, através do livro, abre a porta a um universo de possibilidades. É a partir desta estratégia que Óbidos, na lombada de milhões de livros e milhares de milhões de histórias, traça o caminho que abre a porta do mundo moderno e da nova economia de criatividade e inovação.
Assim, contamos anualmente, com centenas dos melhores criadores, largas dezenas de sessões literárias, ilustradores, conferências, espectáculos e exposições. O melhor da cultura lusófona e mundial estará em Óbidos, que será, nestes 11 dias, o local em que tudo acontece.
É pura ficção. É real. E todos estão convidados.


(via: vialiteraria – adaptado de Humberto da Silva Marques)