Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

AS CORES DOS AUTORES 83ª EMISSÃO 14 SETEMBRO 14:30/16:30H 3ª EDIÇÃO GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA

Written by on 13/09/2019

A CELEBRAÇÃO LUSÓFONA NA 3ª EDIÇÃO GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA

AS CORES DOS AUTORES.

Na tela da Rádio, Histórias, Conversas, Ideias, Sensibilidades. Esculpindo Memórias. Produz Realiza JORGE GASPAR.

Emissão 83 – 14 Setembro.

Em estúdio, os convidados Dra Isabel Leitão e Dr. Mário Máximo, a propósito da 3ª EDIÇÃO da GALA DOS PRÉMIOS DA LUSOFONIA que se vai realizar a 19 DE OUTUBRO DE 2019, 21h30 no AUDITÓRIO MUNICIPAL RUY DE CARVALHO Carnaxide. No âmbito deste evento, haverá um debate subordinado ao Tema: “LUSOFONIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE GLOBAL”, Sexta Feira 27 de setembro, a partir das 14.30, no Auditório Prof. Luís Araújo da Universidade Lusófona, Cp. Grande 376, Lisboa.

É preciso que o trabalho qualificado das mulheres e dos homens que servem a cidadania de língua portuguesa tenha o devido destaque e o reconhecimento no mundo que, hoje, é global. Os cidadãos dos países da lusofonia têm desenvolvido um trabalho constante, sustentado e meritório, em todo o mundo, em todos os cinco continentes. A língua portuguesa está a viver um processo de perfeito incremento. A arte e a cultura assumem papel preponderante nesse incremento.

Em Portugal, estão presentes todas as diásporas da língua portuguesa. Diásporas que têm a grande virtude de mostrarem (cada uma delas o faz de modo constante, assertivo e esclarecido) as respetivas tradições, virtualidades, talentos e visões de futuro.

A GALA DOS PRÉMIOS DA LUSOFONIA pretende realçar o papel de algumas das mulheres e dos homens que mais e melhor têm representado essa vontade indómita de tornar mais competitiva e mais atrativa a imagem da lusofonia em todo o mundo. Há uma missão de serviço público universal à lusofonia que se torna fundamental entender e reconhecer.  Existe uma intensa interatividade entre todos os países de expressão oficial portuguesa.

A Administração da Gala é constituída por seis membros: Dr.ª Isabel Leitão (autora e mentora da Gala Prémios da Lusofonia), Dr. Mário Máximo (Coordenador da Gala Prémios da Lusofonia); o embaixador Lauro Moreira; o deputado Paulo Pisco; O gestor Hélder de Oliveira; o escritor e jornalista Tony Tcheka.  

Com a GALA DOS PRÉMIOS DA LUSOFONIA, do próximo dia 19 de outubro, é nossa intenção realizar uma iniciativa onde a arte e a cultura sejam a montra maior de um mundo que se entende através da língua portuguesa e que respeita as diferenças culturais que a história urdiu e os cidadãos dos países da língua oficial portuguesa aceitaram como suas. Aceitaram, aliás, como um património comum e fraterno.

Iremos, portanto, assistir a um evento onde terão lugar intervenções de grande qualidade e relevo, no quadro da cidadania de língua portuguesa em Portugal e no mundo. Veremos e ouviremos escritores, artistas, responsáveis associativos, atores. E, claro, haverá momentos de intervenção cultural da maior qualidade.

Esta GALA DOS PRÉMIOS DA LUSOFONIA, no dia 19 de outubro terá a sua terceira edição, será um evento marcante. Nos próximos anos haverá novas edições porque o universo da língua portuguesa e da lusofonia tem a dimensão do sonho e todos os grandes sonhos são inesgotáveis”

ISABEL LEITÃO 

(Mentora e fundadora da GALA PRÉMIOS DA LUSOFONIA)

Parceiros

(CE-CPLP, Oeiras Viva e Revista Mulher Africana)

                                  Fórum Permanente

                            DEBATES DA LUSOFONIA

                                       Primeira Sessão

                             Sexta Feira, 27 de setembro,

                                         a partir das 14.30,

                                 Auditório Prof. Luís Araújo

                        (Universidade Lusófona, Cp. Grande 376, Lisboa)

                 Apresentação: Raquel Flores

14.30 – 14.45 

Acreditação/Chegada

14.45 – 15.00

– Saudações Iniciais

Prof. Doutor Esmeraldo de Azevedo (em representação da Universidade Lusófona – A CONFIRMAR)

Drª. Isabel Leitão (Autora e Mentora da Gala Prémios da Lusofonia)

15.00/15.30

– Intervenção de Abertura

   Dr. Vítor Ramalho (Secretário-Geral da UCCLA)

16.00

– Painel “Lusofonia no Contexto da Sociedade Global”

Moderadores

Dr. Mário Máximo (Coordenador do Fórum Permanente DEBATES DA LUSOFONIA)

Tony Tcheka (Escritor e Jornalista).

Oradores Convidados

Dr. Hélder de Oliveira (Economista e Gestor);

Prof. Doutor João Lopes Filho (Presidente da Fundação João Lopes)

17.15 – Período de Debate

17.45 Intervenção de Encerramento

– Professora Doutora Ana Paula Laborinho (Diretora do Escritório de Portugal da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura)