Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

4º FESTIVAL POESIA LISBOA INSTITUTO CAMÕES 12 A 14 SETEMBRO.

Written by on 12/09/2019

Fundado em 1992 como sucessor do Instituto da Cultura e Língua Portuguesa. Também ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros Português, que é responsável pela política cultural externa de Portugal. O Instituto Camões opera em mais de trinta países através dos chamados Centros de Língua Portuguesa e Centros Culturais Portugueses. Nos Centros de Idiomas, cursos de idiomas são oferecidos para aprender o idioma Português, enquanto os centros culturais visam tornar a cultura Portuguesa conhecida no exterior.

Poemas, oficinas, palestras, pocket show, declamação de poesias, amizade e muito amor pela arte: estas são as marcas do Festival de Poesia de Lisboa. O projeto que já tem 4 anos de existência alcançou neste tempo mais de 400 poetas lusófonos, residentes e não residentes de países cujo idioma oficial é o português. Neste fim de semana, o Instituto Camões sediará novamente esta iniciativa e contará com a presença de participantes vindos do Brasil, Bélgica, Suíça, Alemanha, França e algumas regiões de Portugal.

O evento é aberto ao público e discutirá importantes temas como poesia e educação, o papel da escrita poética na reconversão de valores sociais e humanos, o metódico processo poético e suas nuances, as formas poéticas como a poesia concreta e o haikai, além de oficinas que visam o aprendizado e a interação da plateia com os mediadores. O projeto ainda conta com a publicação de um livro que traz 110 poemas (sendo um de cada participante), que também será lançado no mesmo fim de semana. Uma característica especial da edição é a capa, pintada pela artista plástica carioca Regina Guimmaraes, que fez uma releitura do monumento Padrão dos descobrimentos, com o objetivo de elucidar o elo entre os países de língua portuguesa. A peça será doada oficialmente ao Instituto Camões, na abertura oficial do evento, com a presença da artista.


No dia 13/9, a partir das 19h, a editora realizará a cerimônia de certificação dos participantes presentes, a divulgação do concurso que premiará os três melhores poemas e o lançamento oficial do livro. Estas atividades serão realizadas no Sana Malhoa Hotel, no centro de Lisboa. Aqueles que não puderem estar presentes poderão assistir ao vivo pela fanpage Festival de Poesia de Lisboa.

O evento se encerrará no dia 14/9, sábado, com duas atividades muito especiais. A primeira é um sarau poético onde os poetas declamarão poemas e apresentarão livros de autoria própria no Café Ler Por Aí, a partir das 9h. Esta é uma oportunidade que o público tem de tirar dúvidas e interagir com os autores. A partir das 15h o festival continua no Palácio Baldaya, em Benfica, com o lançamento do livro De gaveta em gaveta, da diretora-adjunta da Helvetia Éditions Sra. Carla De Sà Morais. Além da apresentação do livro, haverá música e um porto de honra para os convidados!