Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

EXPOSIÇÃO “E CONTUDO, ELAS MOVEM-SE! MULHERES E CIÊNCIA”

Written by on 09/09/2019

10 SETEMBRO A 29 OUTUBRO ARCADAS REITORIA UNIVERSIDADE PORTO

cartaz

Partindo da célebre frase que Galileu terá proferido perante o tribunal da Inquisição E pur, si muove!, a exposição E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres e Ciência pretende assinalar contributos das mulheres na área das Ciências, destacando o seu pioneirismo e sublinhando os obstáculos que elas tiveram de ultrapassar para serem admitidas e (re)conhecidas no contexto académico e/ou profissional, sobretudo num espaço tradicionalmente reservado aos homens.

As doze mulheres portuguesas que aqui recebem destaque – todas elas com uma passagem pela universidade portuguesa – são somente um exemplo de um grupo que, desde o final do século XIX, rasgou convenções e transpôs as limitações dos papéis de género geralmente atribuídos às mulheres.

A exposição conta ainda com a participação de doze poetas –  Àngels Gregori, David Jou, Jaime Rocha, Joana Espain, João Habitualmente, Luís Filipe Castro Mendes, Luís Quintais, Margarida Vale de Gato, Maria do Rosário Pedreira, Maria Teresa Hor­ta, Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral – que, através de poemas inéditos, prestam homenagem quer a algumas destas mulheres quer ao gesto mesmo de rebeldia que foi o de desafiarem e ultrapassarem os limites culturalmente associados ao seu sexo, provando que, contudo, se moveram. E afinal, com elas, também o mundo.

A exposição E contudo, elas movem-se! Mulheres e Ciência estará patente nas arcadas da Reitoria da Universidade do Porto a partir de 10 de setembro de 2019.

Comissão Executiva
Ana Luísa Amaral
Daniel Floquet
Ivana Schneider
Jaqueline Pierazzo
Maria Clara Paulino
Marinela Freitas
Marta Correia

Organização
: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto

(via: Universidade do Porto.pt)