Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

AS CORES DOS AUTORES 82ª EMISSÃO 7 SETEMBRO 14:30/16:30H CARLA DE SÀ MORAIS-GOSSUIN

Written by on 05/09/2019

AS CORES DOS AUTORES.

Na tela da Rádio, Histórias, Conversas, Ideias, Sensibilidades. Esculpindo Memórias. Produz Realiza JORGE GASPAR.

Emissão 82 – 7 Setembro.

Em estúdio, a convidada Carla De Sà Morais-Gossuin, Diretora Adjunta da HELVETIA ÉDITIONS. Em destaque o FESTIVAL DE POESIA DE LISBOA que se realiza entre 12, 13 e 14 setembro, no Instituto Camões em Lisboa.

Será lançado “A vida em poesia IV, que reúne 110 poetas e cuja capa é da autoria da artista plástica Regina Guimmaraes, carioca da gema, premiada em salões de arte nacionais e internacionais,

O quadro é uma releitura do Padrão dos Descobrimentos, monumento histórico situado em Belém, bairro de Lisboa, que foi construído em 1960. É impossível falar da Língua Portuguesa sem falar das caravelas que saíam de Portugal para explorar novos territórios, daí a homenagem a este lugar que simboliza o início da história da Lusofonia.

Hoje, são mais de 280 milhões de falantes, presentes não somente nas 10 nações que têm o português como língua oficial, mas nos quatro cantos do mundo, driblando as barreiras da imigração e lutando diariamente pela preservação do idioma materno.

Paralelamente, e em destaque, o seu primeiro livro de poesia De Gaveta em Gaveta, lançado em 2017, e cuja 2ª edição especial, produzida pela In-Finita, vai ser apresentada a 14 Setembro, às 15:00H no Palácio Baldaya em Lisboa.

Carla de Sà Morais nasceu em Angola e lá viveu até aos 12 anos. Em Portugal morou em Viseu por alguns anos e juntou-se aos pais na capital ao despertar para a idade adulta. Em Lisboa, estudou secretariado e assistência de direção no ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração) e fez uma formação de esteticista. Ao longo do seu período profissional, apenas trabalhou como assistente de direção durante diversos anos. A Suíça cruza-se na vida de Carla através de uma vizinha que tinha vivido no país e a quem ela pediu ajuda para encontrar trabalho na Confederação Helvética.

Carla De Sà Morais despertou cedo para a poesia, quando ainda tinha 17 anos, mas apenas em 2015 começou a dedicar uma parte considerável do seu tempo à literatura. É membro de diversas academias e associações literárias no Brasil e Portugal, e recebeu igualmente diversas distinções em eventos literários espalhados por terras de Vera Cruz.

“Um belo dia estava a observar um quadro e uma senhora olhou para mim e, sem mais nem menos, disse-me que observava o quadro com uma alma de poeta”. Essa frase marcou o início da sua atividade enquanto poetisa e entrada no meio literário. Desde os 17 anos que Carla escreve poemas, e dessa forma tem-se expressado e encontrado um refúgio. No seguimento desse encontro, há cerca de dois anos, a diretora da Helvetia Edições, Janine Rosa, convidou-a para integrar a equipa da editora na função de diretora-adjunta.

AS CORES DOS AUTORES 82ª EMISSÃO 7 SETEMBRO 14:30/16:30H CARLA DE SÀ MORAIS-GOSSUIN

Nas funções que desempenha, representa a Helvetia Edições nos eventos em que a sua diretora não pode estar presente e dedica-se à gestão logística e às relações públicas. A editora habitualmente organiza antologias poéticas e abre concursos para que poetas possam apresentar os seus textos. Em conjunto com a diretora, Carla De Sà Morais colabora na seleção dos textos a concurso.

A Helvetia Éditions é uma editora suíço-brasileira, com atuação no mercado europeu e brasileiro e foco nas publicações no idioma francês e português. 

Marcadas pela qualidade estética e literária, as publicações da Helvetia Éditions estão presentes em importantes feiras literárias internacionais, como o Salão do livro e da Imprensa de Genebra e a Feira do livro de Praga. A editora também organiza anualmente o Festival de Poesia de Lisboa, projeto apoiado pelo Instituto Camões. No Brasil, promove lançamentos literários, eventos culturais, além da participação na FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty