Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

TEATRO “UM PORTO PARA O MUNDO” 16 A 21 AGOSTO VILA DO CONDE

Written by on 14/08/2019

Durante séculos, Vila do Conde foi um porto de partida para o Mundo. A autarquia vilacondense, partindo de uma postura cultural que valoriza a preservação e divulgação do património e memória histórica local, como o reforçar da memória da técnica da construção naval de madeira, desenvolveu em coprodução com a Companhia Lafontana – Formas Animadas, o espetáculo um porto para o Mundo, de caráter comunitário, tendo sido considerado, pela imprensa nacional, o maior espetáculo de teatro musical de rua de Portugal.

A autarquia vilacondense, dando prosseguimento ao projeto municipal de proteção das técnicas de construção e reparação naval de madeira, apresenta, pelo quinto ano consecutivo, o espetáculo Um porto para o Mundo, considerado pela comunicação social como o maior espetáculo de teatro musical de rua do país, e que conta com o envolvimento de centenas de pessoas e do movimento associativo. O projeto concebido pela Câmara, com co-produção da Companhia Lafontana – Formas Animadas, valorizará, mais uma vez, a preservação e divulgação do património e memória histórica local. Para a condução do enredo de 2019, os Deuses dos Ventos foram evocados. Vento Norte, Vento Forte. Os deuses do vento soprarão impulsionando as velas e as histórias do povo de Vila do Conde e de Portugal. Entre livros e recordações, narrada por Éolo, deus do vento e pelo Guardião das Memórias, a construção naval do século XV ao XX , a circum-navegação de Fernão de Magalhães, a fé em Nossa Senhora da Guia e a luta de homens e mulheres pela sobrevivência, são memórias que ganham vida na interpretação de mais de 400 atores que se desdobram em centenas de personagens. A relevância do papel das mulheres nas atividades ligadas ao mar ganha destaque com histórias reais de moradoras locais que são exemplos de força, superação e sucesso. Outro grande destaque será a representação do bota-abaixo da última embarcação de madeira construída nos estaleiros da ribeira das naus de Vila do Conde.
Com orgulho do passado 
Bom futuro vamos ter 
Com trabalho há certeza 
Do sucesso acontecer

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Existirão três entradas: entrada 1 Manuel Fernandes Bancada 1 sector 3 e 4; entrada 2 Fernando Oliveira Bancada 1 sector 1 e 2, Bancada 2 entrada 3 João Baptista Lavanha entrada prioritária mobilidade reduzida, Bancada 2 Não se efetuam trocas/devoluções de bilhetes. 10 minutos após o início do espetáculo não será permitida a entrada de pessoas.

16 a 21 Agosto

Cais da Alfândega

Vila do Conde