Current track

Title

Artist

Current show

NTR BY WEEKEND

03:30 21:30

Background

“ESTE LIVRO NÃO É PARA FRACOS” ANA MONIZ

Written by on 07/08/2019

Este Livro Não é para Fracos

Como agir com coragem está ao alcance de todos

de Ana Moniz.

edição: Editorial Planeta, maio de 2019 

Um livro sobre coragem, a falta dela e a maneira de se construir e fortalecer.

Não consegue vencer o medo para tomar uma decisão que poderia mudar a sua vida? 
Lamenta não ter intervindo numa situação injusta? 
Envergonha-se de não ter defendido alguém em apuros? 
Já alguma vez lhe faltou a coragem para dizer o que realmente pensa? 

A coragem, constrói-se: com pequenas atitudes, com pequenos exercícios – muitos contidos, nestas páginas.

«Este livro é para os pais que estão sempre a tempo de fazer melhor e educar crianças assertivas, corajosas, respeitadoras e livres de pensamento. […] Este livro é para todos os que se preocupam com o que está mal e querem um mundo mais justo, equilibrado e sensato. Este livro é para todos nós que temos obrigação de querer ser pessoas melhores e dar mais significado à nossa existência. Este livro não é para fracos? […] Tenhamos pois coragem. Estamos sempre a tempo. E aproveitemos o desafio e o incentivo que Ana Moniz nos deixa.» 
(Conceição Lino)

EXCERTOS

«E se lhe disser que há quem dê respostas incorretas – sabendo que estão incorretas – apenas para não destoar do grupo? […] Quem são essas pessoas? Bom, pode ser difícil lê-lo, mas não há outra forma de o dizer: todos nós.»

  • (Ivone Almeida, arte educadora | 15-07-2019)
  • “Este livro não é para fracos”: um livro que se lê de um fôlego, com interesse sempre crescente. Numa linguagem simples e acessível, Ana Moniz conduz-nos numa reflexão prática e desassombrada sobre maneiras de estar, de pensar e agir, connosco próprios e com os outros, num tempo em que o individualismo e o conformismo distorcem (muitas vezes, de forma camuflada) o sentido da vida em comunidade. Olhar com clareza (para nós e para os outros), reconhecer limites e abraçar a coragem de assumir riscos e escolhas conscientes, ainda que ao preço de eventual desconforto, são, sem dúvida, condições essenciais para um crescimento equilibrado, gratificação e construção de identidade. As dificuldades são inevitáveis mas são condição de estar vivo. Reconhecer e enfrentar os obstáculos, contrariando o egoísmo e o alheamento, é o caminho de evoluir e aprender a ser. Um caminho que, afinal, como tão bem demonstra Ana Moniz, está ao alcance de todos. Este é um livro de esperança, pacificador e precioso para quem, independentemente de credo, profissão, condição social, ou papel que desempenha, quer ajudar-se, a si próprio e a outros, a ser mais feliz.

Ana Moniz (Aveiro 1976). Licenciou-se em Psicologia, ramo de Psicoterapia e Aconselhamento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa em 2001. Especializou-se em psicoterapia cognitivo-comportamental e coaching executivo. Tem trabalhado como psicoterapeuta de adolescentes e adultos em contexto privado e é formadora de áreas comportamentais e coach de executivos em contexto empresarial. Vive em Lisboa.