Current track

Title

Artist

Current show

Background

“VERÃO CLÁSSICO 2019” 28 JULHO 6 AGOSTO

Written by on 28/07/2019

Verão Clássico 2019 
Academia Internacional de Música de Lisboa

Verão Clássico 2019 <br> Academia Internacional de Música de Lisboa

VERÃO CLÁSSICO – Academia Internacional de Música de Lisboa é uma iniciativa de formato inovador, com um eixo performativo e um eixo educativo, nomeadamente o Festival Verão Clássico, com concertos diários, e as Masterclasses de Instrumento e de Música de Câmara.

A quinta edição do VERÃO CLÁSSICO decorrerá entre 28 de julho e 6 de agosto de 2019 no Centro Cultural de Belém. Incluirá concertos diários e Masterclasses com a participação de músicos e professores oriundos de algumas das mais prestigiadas instituições internacionais de ensino e solistas das melhores orquestras mundiais.

As Masterclasses VERÃO CLÁSSICO são destinadas a estudantes e docentes de música, assim como a músicos profissionais. 
Após 170 participantes na edição de 2018, em 2019 as Masterclasses VERÃO CLÁSSICOterão a participação de 200 jovens músicos, 100 dos quais portugueses e 100 oriundos de 28 países dos 5 continentes: Alemanha, EUA, Canadá, França, Espanha, Reino Unido, Holanda, Coreia do Sul, Japão, Itália, Noruega, Brasil, Bélgica, Eslovénia, África do Sul, Luxemburgo, Suécia, Suíça, Ucrânia, Israel, Croácia, Guiné, Bolívia, China, Roménia, Polónia, Dinamarca e Austrália.

Para a edição de 2019, o VERÃO CLÁSSICO receberá 15 Professores de reputação mundial, oriundos de renomados Conservatórios e Universidades, como Berlim, Londres, Paris, Colónia, Salzburg, e de orquestras de excelência, nomeadamente solistas da Orquestra de Paris e da Orquestra Filarmónica de Berlim:

• Filipe Pinto-Ribeiro (Portugal): Piano, Diretor Artístico e Pedagógico 
• Eldar Nebolsin (Rússia): Piano, Professor da Escola Superior de Música “Hans Eisler” de Berlim
• Katya Apekisheva (Rússia): Piano, Professora da Escola de Música e Drama Guildhall de Londres
• Pascal Moraguès (França): Clarinete, 1.º Clarinete Solo da Orquestra de Paris, Professor da Escola Superior de Música de Lausanne e do Conservatório Superior de Paris
• Nicholas Daniel (Reino Unido): Oboé, Professor da Escola Superior de Música de Trossingen e Escola de Música e Drama Guildhall de Londres
• Anna Samuil (Rússia): Canto, Solista da Ópera Estatal de Berlim e Professora da Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim
• Mihaela Martin (Roménia): Violino, Professora da Escola Superior de Música de Colónia, da Academia Kronberg e da Academia Barenboim-Said de Berlim
• Corey Cerovsek (Canadá): Violino,Professor da Universidade da Colúmbia Britânica de Vancouver
• Jack Liebeck (Reino Unido): Violino, Professor da Real Academia de Música de Londres
• Tatjana Masurenko (Alemanha/Rússia) : Viola, Professora da Escola Superior de Música “Felix Mendelssohn Bartholdy” de Leipzig
• Veronika Hagen (Áustria): Viola, Professora da Universidade Mozarteum de Salzburg e Violetista do Quarteto Hagen
• Gary Hoffman (EUA): Violoncelo, Professor da Capela Musical Rainha Elisabete da Bélgica
• Adrian Brendel (Reino Unido) : Violoncelo, Professor da Escola de Música e Drama Guildhall e na Real Academia de Música de Londres
• Kyril Zlotnikov (Israel): Violoncelo, Solista e Violoncelista do Quarteto de Jerusalém
• Janne Saksala (Finlândia): Contrabaixo, 1.º Contrabaixo Solo da Orquestra Filarmónica de Berlim e Professor da Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim

Destaque nesta edição para a inclusão pela primeira vez de Masterclasses de Canto orientadas pela prestigiada cantora e pedagoga russa Anna Samuil.

Os professores do VERÃO CLÁSSICO orientarão Masterclasses sobre técnica e interpretação musical, que decorrerão simultaneamente em várias salas do Centro Cultural de Belém. Para estudo e ensaio dos jovens músicos participantes serão ainda utilizadas salas da AMEC/Metropolitana de Lisboa.

Todos os participantes nas Masterclasses são candidatos aos Prémios VERÃO CLÁSSICO, cujo júri é formado pelos professores. Estes Prémios, na forma de concertos inseridos em temporadas musicais realizadas em Portugal, têm uma importante função de estímulo e reconhecimento do talento e do trabalho realizado pelos participantes durante o VERÃO CLÁSSICO. Alguns dos jovens músicos premiados nas edições anteriores tiveram já a oportunidade de se apresentarem a solo nesta temporada com as três orquestras regionais portuguesas – Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra Clássica do Sul – e no Festival Internacional de Música de Marvão.

VERÃO CLÁSSICO – Academia Internacional de Música de Lisboa fomenta assim a formação e a apresentação pública de jovens talentos, encorajando-os e apoiando-os na construção das suas carreiras, incentivando paralelamente o intercâmbio cultural entre os participantes de diversas nacionalidades. Aos estudantes portugueses oferece, no seu próprio país, uma plataforma para o desenvolvimento do seu nível artístico e a possibilidade excecional de aprendizagem com os mais prestigiados professores internacionais, referências mundiais dos seus instrumentos.

O eixo educativo do VERÃO CLÁSSICO é complementado pelo eixo performativo, constituído pelo Festival que, ao longo dos dez dias do Festival, apresentará diariamente concertos com grandes obras do repertório musical dos séculos XVIII ao XXI: quatro concertos MasterFest, com a presença dos músicos/professores, assim como seis concertos TalentFest, em que participarão os jovens músicos do VERÃO CLÁSSICO, já laureados nacional e/ou internacionalmente.

Em 2019, o VERÃO CLÁSSICO continua a promover a vertente de cruzamentos disciplinares entre a Música e a Ciência, com o intuito de estabelecer simbioses inovadoras e de estimular a capacidade de reflexão e de espírito crítico, tendo em vista um enriquecimento dos participantes e de um público cada vez mais vasto e heterogéneo. Neste âmbito, o distinguido físico experimental de partículas Brian Foster – Professor de Física Experimental na Universidade de Oxford, Professor da Universidade de Hamburgo, cientista no DESY e membro da Royal Society – apresentará “O Universo de Einstein”, uma conferência ilustrada com música com a participação do violinista Jack Liebeck.

VERÃO CLÁSSICO inclui em 2019, uma vez mais, sessões de Técnica Alexander, orientadas por Alexander Olschewski, de Berlim, potenciando assim a consciência e o equilíbrio do corpo.

Com o intuito de descentralização e extensão das mais valias do evento a outras regiões do país, o VERÃO CLÁSSICO regressa em 2019 a Bragança e apresenta, nos dias 14 e 15 de junho, um conjunto de iniciativas que incluirão um concerto no Teatro Municipal e aulas abertas de instrumento e música de câmara destinadas a alunos das escolas da região.

O VERÃO CLÁSSICO assume-se assim como uma iniciativa artística e pedagógica única em Portugal, um projeto de excelência cultural de dimensão internacional e aberto a todos os públicos.

Calendário geral

28.07.2019 : Concerto MasterFest I – Festa de Abertura 
29.07.2019 : Conferência Ciência e Música – Einstein’s Universe 
30.07.2019 : Concerto TalentFest I 
31.07.2019 : Concerto MasterFest II – Festa Romântica 
01.08.2019 : Concerto TalentFest II 
02.08.2019 : Concerto TalentFest III 
03.08.2019 : Concerto MasterFest III – Festa Fantasia 
04.08.2019 : Concerto TalentFest IV 
05.08.2019 : Concerto TalentFest V – Premiados Verão Clássico 2019
06.08.2019 : Concerto TalentFest VI – Premiados Verão Clássico 2019
06.08.2019 : Concerto MasterFest IV – Festa de Encerramento