Current track

Title

Artist

Current show

Background

“WEEKEND LISBOA CONVIDA” 19 A 21 JULHO

Written by on 19/07/2019

Weekend Lisboa ConVida - 19 a 21 de julho 2019

Exposiçao – Are you a tourist?
A massificação do turismo é um assunto que está na ordem do dia e os milhares de turistas que por esta altura do ano estão em Lisboa mostram-nos isso. Nesta exposição provoca-se os viajantes e habitantes locais a pensar sobre o seu lugar no mundo – o que é ser turista, quais os seus limites e qual o papel do habitante local. Este foi o ponto de partida para uma investigação baseada em dezenas de entrevistas e indicadores de temáticas tão emergentes como a habitação, a diluição de fronteiras, a mobilidade e os refugiados. Há um “gabinete de curiosidades” com vários objetos, filmes, biografias turísticas, testemunhos românticos e outros mais contestatários. Aceite o desafio e embarque nesta viagem!
Padrão dos Descobrimentos
até 15 de dezembro
 
 
Sarah Affonso e a Arte Popular do Minho
Finalmente! – é o que se pode dizer. Uma mostra de Sarah Affonso, pintora, mulher de Almada Negreiros e talvez por isso não suficientemente reconhecida pelo seu percurso artístico de notável qualidade, muito pouco exposto e investigado. Há muito que se aguardava uma exposição que apresentasse o trabalho da artista modernista, e em particular a sua relação com a arte e cultura popular do Minho, que marcou a sua infância e adolescência passada em Viana do Castelo. Por ocasião do 120º aniversário do seu nascimento, a Gulbenkian evoca Sarah Affonso, dando uma oportunidade rara de ficar a conhecer o seu universo pictórico de memórias das tradições, feiras, procissões e romarias do norte de Portugal. 
Museu Gulbenkian
até 7 de outubro
 
 
Festival Sons da Terra
Portugal está na moda e é um dos destinos mais visitados do mundo, mas será que conhecemos as nossas raízes, o que nos distingue e nos torna tão especiais e únicos? A música é um dos patrimónios mais relevantes do nosso País e este festival vem celebrar a portugalidade ao longo de três dias intensos de música, cantares e danças tradicionais que de norte a sul representam a nossa herança cultural e popular. Cantadeiras, fado, ranchos e tunas compõem um cartaz preenchido de variadas sonoridades. Como disse Peter Gabriel, músico e artista, “visto à escala mundial, Portugal tem provavelmente a mais rica e diversicada música tradicional por metro quadrado”.
Fábrica da Pólvora – Oeiras
sexta a domingo
 
 
Form and Light de Yigal Gawze
A cidade de Tel Aviv, em Israel, concentra um dos maiores espólios da arquitetura Bauhaus, com cerca de 4.000 edifícios construídos entre os anos 30 e 40 do século XX, durante o auge das tendências deste movimento. A White City, hoje Património Mundial da Humanidade, serviu de laboratório aos arquitetos que nela exploraram e deram asas à suas criações urbanas, imprimindo o estilo modernista em todo o seu esplendor. Num momento em que se celebram os 100 anos da Bauhaus, para além das 30 fotografias de Yigal Gawze, há nesta exposição vídeos e vários suportes documentais que convidam a conhecer e explorar a escola Bauhaus, fundada em 1919, na Alemanha.
MAAT – Sala dos Geradores da Central Tejo
até 2 de setembro
 

E AINDA
Feira Quinhentista de Sintra 
Praça D. Fernando II – São Pedro de Sintra
sexta a domingo 

Fiesta Cubana 2019
Fábrica Braço de Prata
sábado 20h00

Fotografias de Luís Ramos
Praça CCB 
inauguração 18 de julho – até 29 de setembro

Natércia Freire – Centenário da poetisa 
Biblioteca Nacional de Portugal 
até 31 de outubro

Concerto – Proyecto Ibérico Orquestral
Museu do Dinheiro
sábado 16h

El Búho, Barrio Lindo, Barda, Mike Stellar Shika Shika Showcase 
Hello Park – Monsanto 
sexta 17h00

FestivalCorpo – Encontro Internacional de Dança
Jardins do Palácio Nacional da Ajuda 
sábado e domingo 

Visita guiada – De Aquiles a Hércules: os grandes heróis da antiguidade clássica
Palácio Nacional da Ajuda
sábado 11h00


CRIANÇAS
Morcegos no Castelo
Castelo de São Jorge 
até 27 de julho

A Física dos Moinhos
Pavilhão do Conhecimento 
sábado 15h30

Estampagens de verão
Museu do Oriente 
sábado 11h30

(via: convida.pt)