Current track

Title

Artist

Current show

Background

5ª EDIÇÃO “OPEN HOUSE PORTO” 29 E 30 JUNHO COLISEU DO PORTO.

Written by on 28/06/2019

A quinta edição do Open House Porto vai decorrer no fim de semana de 29 e 30 de junho e traz uma novidade no programa. O Coliseu estreia-se nesta grande festa da arquitetura, que vai mostrar ao público, gratuitamente, o património arquitetónico, urbanístico, paisagístico e cultural de 70 espaços do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

No Coliseu Porto Ageas haverá visitas guiadas, livres e comentadas na manhã de sábado, 29 de junho.

As duas visitas guiadas, às 10h00 e às 11h00, vão mostrar os diferentes espaços deste teatro, inaugurado em 1941 e classificado como Monumento de Interesse Público. As visitas são limitadas a 25 participantes e o acesso faz-se por ordem de chegada.

Às 12h00 haverá uma visita comentada. O acesso é limitado a 25 pessoas e requer inscrição prévia no site da Casa da Arquitectura.

Quem não conseguir integrar uma das visitas pode circular livremente no Foyer e admirar, com calma, sem a azáfama habitual do início de um espetáculo, os muitos pormenores históricos e arquitetónicos, como a placa de fundadores, ou os quatro baixos-relevos que o escultor Henrique Moreira criou para o teatro. Os visitantes poderão descobrir o antigo brasão liberal da cidade, ao centro, encimado pela coroa e pelo dragão, e rodeado por figuras que representam as atividades tradicionais do Porto. 

O Open House começou em Londres há quase três décadas e disseminou-se pelo mundo, tendo chegado a mais de quarenta cidades. Organizado e produzido pela Casa da Arquitectura, em parceria das Câmaras Municipais de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, as visitas guiadas incluem torres, faróis, túneis, museus, teatros, escolas, escritórios, matadouros ou casas particulares com diferentes tipologias. Na quinta edição, 60% dos locais mostram-se ao público pela primeira vez nesta iniciativa.

(via: coliseu.pt)