Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

“PETISCOS E MIUDEZAS À PORTUGUESA” DE ISABEL RAFAEL E VIRGÍLIO GOMES” CHANCELA MARCADOR.

Written by on 27/06/2019

Um desafio para se divertirem na cozinha com refeições, ou petiscos, a baixos preços.

Com este livro pretendem os autores valorizar as chamadas partes consideradas menos nobres de algumas carnes que fazem parte do nosso património alimentar. Ao fazer referência às carnes qualificadas e com designações de DOC ou IGP, pretendem fazer uma ligação à qualidade dessas carnes e, naturalmente, as suas miudezas serão também as de melhor qualidade.

Não sendo um inventário exaustivo de todas as miudezas foram selecionadas aquelas que serão mais facilmente adquiridas nos supermercados ou especialmente nos talhos. E depois com um receituário fácil de confeção.
Estas receitas também ajudam aqueles que são mais temerosos em ir para a cozinha. 

Texto que abre o livro:

Tivemos a sorte de ser educados na província, Ribatejo e Trás-os-Montes. Para nós era natural a utilização culinária de todas as partes das carnes que habitualmente se consumiam. A economia doméstica tinha soluções e apuramentos extraordinários que levaram ao aparecimento de um receituário de eleição e que, por isso, perdura. E com as habilidades caseiras de um petisco se fazia um prato, e de um prato se fazia um petisco. Esta cozinha não pode ser considerada de menor. Bem antes pelo contrário, conforme as características da parte da carne usada assim se utilizava uma forma de confeção mais ajustada. Benditas avós que pacientemente aperfeiçoaram o receituário que nos deixaram. E bela educação que nos deram de aprender a gostar de tudo!

Fazer este livro foi um ato de boa disposição. Desde o começo até que ficou pronto. Estão perante um receituário fácil de preparar em casa e utilizando partes consideradas menos nobres, o que é um erro. Talvez algumas peças sejam mais difíceis de encontrar. Aprendam a voltar aos talhos e encomendem. E descubram o prazer em retomar uma culinária inventada por gerações de sábios.