Current track

Title

Artist

Background

Stairway to…plágio?

Written by on 16/06/2019

Os Led Zeppelin vão voltar às barras dos tribunais por causa de “Stairway To Heaven”. Um coletivo de juízes ordenou a revisão do caso de plágio que envolve este clássico da música rock, já em meados de setembro deste ano.

A acusação feita aos Led Zeppelin diz respeito aos acordes iniciais de “Stairway To Heaven” que supostamente terão sido plagiados de uma música chamada “Taurus” que a banda Spirit lançou em 1967.

O advogado da acusação Francis Malofiy, conseguiu desta feita reunir mais uma série de provas que fazem com que especialistas em direitos de autor refiram que os Led Zeppelin têm motivos para estar preocupados, até porque já têm um histórico de usar riffs de músicas de blues antigas sem dar crédito ao autor.

De um modo irónico o advogado Francis Malofiy chama aos Led Zeppelin “a maior banda de covers de toda a história”, prometendo provar que eles copiaram parte desta música também. Recorde-se que “Stairway To Heaven” gerou receitas estimadas em mais de 500 milhões de dólares em vendas e royalties desde o seu lançamento em 1971 no álbum Led Zeppelin IV.

Novos testemunhos e provas deverão ser apresentados pelo advogado, que além da audição por parte dos jurados, do tema “Taurus” dos Spirit, conseguiu também reunir provas de que os Led Zeppelin foram a banda de abertura numa tourné dos Spirit pelos Estados Unidos, no ano de 1968, evidenciando que poderia ter sido nessa altura que Page e Plant teriam ouvido e plagiado a música.

Sem tomar partidos quanto à razão desta acusação, a NTR apresenta já abaixo o vídeo de cada um dos temas para que possa ouvir e julgar por si.

Gostaríamos no entanto de saber a sua opinião. Deixe o seu comentário sobre a parecença, ou não, entre a “intro” de ambas as músicas, no Facebook da NTR.

Tagged as