Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

“PRÉMIO DESIGN DE LIVRO 2019” CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 14 JUNHO.

Written by on 09/06/2019

As candidaturas para o Prémio Design de Livro deste ano abriram 2 de maio (5ªfeira) e terminam a 14 de junho (6ªfeira).

Para a candidatura é necessário preencher a Ficha de Candidatura 2019, pdf, fornecida pela DGLAB e entregar um exemplar do livro candidato, cuja data de publicação tenha decorrido entre maio de 2018 e abril de 2019. 

As candidaturas podem ser entregues em mão ou enviadas por correio postal para:

DGLAB 
[Prémio Design de Livro]
Torre do Tombo – Alameda da Universidade 
1640-010 LISBOA

No caso de candidaturas enviadas por correio, são consideradas aquelas que sejam expedidas até ao próprio dia 14 de junho, independentemente da data de recepção na DGLAB.

Criado em 2018, este prémio tem como objetivo promover o design e a qualidade da produção de livros portugueses. Estimular editores, autores, designers, empresas gráficas e todos aqueles que trabalham com o livro impresso no sentido da qualidade da conceção e da produção técnica das publicações, assim como dar visibilidade e premiar os objetos e os produtores de obras de excelência. Entende-se, neste caso, por «obra de excelência» aquela na qual o contributo dos diversos participantes resulta no melhor encontro entre conteúdo e forma.

Podem candidatar-se os designers, os editores ou as gráficas. Cada proponente pode enviar um máximo de 3 candidaturas.

O prémio é entregue ao designer (entidade individual ou coletiva) do livro seleccionado. Para além do Prémio, que tem um valor pecuniário de € 5.000,00, são atribuídas duas Menções Especiais, cada uma no valor de € 1.500,00.

O Júri selecciona ainda um conjunto de 20 livros que a DGLAB submete ao prémio internacional Best Book Design. Esta competição, da responsabilidade da Fundação alemã Buchkunst, distingue todos os anos 14 livros de todo o mundo. Todos os livros recebidos se encontram expostos ao público nas feiras de Leipzig e na de Frankfurt.

O Júri deste ano é constituído por Vera Velez (designer), Sofia Gonçalves (professora, designer e editora), Jorge Moreira (director na Gráfica Norprint) e Mário Moura (professor e crítico de design).


Tratando-se muitas vezes de edições com pequenas tiragens, é importante esclarecer:

1. Os livros candidatos, desde que não integrem a seleção final, podem ser devolvidos.

2. No caso dos 20 livros selccionados pelo Júri, a DGLAB irá precisar de mais 1 exemplar para enviar à Fundação Buchkunst – estes livros ficarão, no final, a integrar o acervo da Biblioteca de Leipzig.

3. Os 20 livros seleccionados são expostos na DGLAB, por ocasião da entrega oficial dos prémios, podendo ser manuseados. Esta exposição é concebida para itinerar por outras entidades que manifestem interesse em acolhê-la, nas mesmas condições de exibição.

NOTA: As categorias assinaladas na ficha de candidatura são as definidas pela Fundação Buchkunst para todos os livros candidatos ao Best Book Design, pelo que a DGLAB optou por respeitar a mesma nomenclatura.