Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

AS CORES DOS AUTORES 68ª EMISSÃO 14:30/16:30H MARIA JOSÉ NÚNCIO. ENVELHECIMENTO: UMA CAUSA NACIONAL.

Written by on 31/05/2019

AS CORES DOS AUTORES. Na tela da Rádio, Histórias, Conversas, Percursos, Ideias, Sensibilidades. Esculpindo Memórias.

Produz Realiza JORGE GASPAR.

Emissão 68 – 1 Junho. 14:30/16:30H. Na emissão de hoje a presença de Maria José Núncio, a propósito do livro OS MEUS PAIS ESTÃO A ENVELHECER.

Raramente incluímos nos planos de vida cuidar dos nossos pais quando envelhecem. Aos nossos olhos, a necessidade de os apoiar parece sempre muito distante.
No ritmo frenético que levamos, lidar com os problemas próprios do envelhecimento dos nossos pais é um verdadeiro desafio. Um dia surgem as dúvidas: estarão a alimentar-se como deve ser? Quem os vai acompanhar às consultas? Será seguro ficarem sozinhos? 
Com testemunhos reais e muitos conselhos práticos, este livro vai ajudar a:
– Avaliar necessidades do quotidiano
– Identificar soluções imediatas e a longo prazo
– Comunicar com os seus pais
– Envolver a família no apoio
– Falar sobre temas difíceis
– Prolongar a autonomia dos seus pais
– Gerir as emoções
– Cuidar de si

«(…) o trabalho das autoras não se resume a uma análise dos problemas que o envelhecimento coloca, quer ir mais longe. Ouvindo testemunhos de quem com eles foi confrontado, fornecendo pistas, ideias ou caminhos para a ação.
(…) Esta é uma causa nacional, uma causa que reúne o apoio de todos os partidos políticos. É uma causa que o Presidente da República sempre defendeu. É uma causa para a qual contribui o livro Os Meus Pais estão a Envelhecer.»
(Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República)


MARIA JOSÉ NÚNCIO

Nasceu em Lisboa em Setembro de 1969. Casada, dois filhos. Professora Universitária (ISCSP/Univ. de Lisboa) desde 1997 e doutorada em Sociologia.

Coach, Mediadora familiar e Especialista nas questões de família, género e intervenção com famílias. Apaixonada pela escrita e autora de alguns livros: de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal, académicos e romances.

Um percurso profissional e académico já longo e bastante diversificado que, como denominador comum, tem as Pessoas.

As Pessoas a quem gosta de ouvir, de compreender e de apoiar. E porque não fazem sentido umas sem as outras estão, também, as Famílias: na sua diversidade, na sua força, na sua importância fundamental.

As Famílias e as Pessoas, que não são perfeitas, que têm dúvidas e que erram, que se zangam e se amam e têm medos. E que, por tudo isto, devem ser apoiadas e orientadas. Não para que se tornem perfeitas, mas para que sejam, em cada dia, uma versão melhorada de si próprias.

CARLA ROCHA

Carla Rocha é Enfermeira Especialista de Reabilitação e está a concluir o Mestrado em Cuidados Paliativos. O acompanhamento prestado aos utentes ao longo do seu percurso profissional despertou-a para a problemática do envelhecimento e motivou-a a desenvolver projetos no âmbito do apoio físico, psicológico e social a idosos.