Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

SPAUTORES CELEBRA AUTORES E CULTURA 22 MAIO.

Written by on 15/05/2019


SPA celebra os Autores e a Cultura no dia 22 de Maio distinguindo obras e carreiras.

Realiza-se no próximo dia 22 de Maio, às 18 horas, na Sala Galeria Carlos Paredes, no edifício 2 da SPA, a cerimónia comemorativa do Dia do Autor Português e também do 94º aniversário da fundação da cooperativa dos autores portugueses.

Prémio de Consagração de Carreira será atribuído este ano ao artista visual José de Guimarães, um dos mais prestigiados em Portugal e no mercado internacional, com uma vasta obra representada em importantes espaços museológicos em vários países.


 As Medalhas de Honra da cerimónia deste ano serão entregues ao arqueólogo Cláudio Torres, ao cenógrafo, arquitecto e professor José Manuel Castanheira, a Sylvie Forbin, directora-geral adjunta da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, com sede em Genebra, à coreógrafa e bailarina Olga Roriz, ao locutor e autor de programas de rádio e televisão João Paulo Diniz, que na noite de 24 de Abril emitiu a primeira senha radiofónica do MFA, ao Centro de Estudos Judiciários, a Quim Barreiros e a Jean-Noel Tronc, CEO da sociedade de Autores francesa SACEM e vice-presidente do grupo Europeu de Sociedades de Autores, que lança em Lisboa, no dia 23, o livro “E se Recomeçássemos pela Cultura ?-em Defesa da Soberania Europeia , tradução da obra que está neste momento a ser editada em França.


 Os Prémios Pró-Autor irão ser entregues à Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida por Jaime Gama, à Profª Patrícia Akester, à Profª Annabela Rita, a Isabelle de Oliveira, professora e presidente do Instituto do Mundo Lusófono, com sede em Paris, à Associação Cultural Museu Cavaquinho, presidida por Júlio Pereira, e também à maestrina Joana Carneiro.


 O Prémio Mariano Gago para o melhor livro de divulgação científica publicado em 2018 será entregue ao professor Onésimo Teotónio de Almeida pelo livro “O Século dos Prodígios“. O vencedor é professor na Universidade de Brown nos Estados Unidos.


 A Mensagem do Dia do Autor será lida pelo autor e intérprete Miguel Ângelo, que a escreveu para esta cerimónia.


No final actuará o cantor-autor Luís Caracol.