Current track

Title

Artist

Current show

 

Background

5ª EDIÇÃO “REENCONTROS” SALA CISNES PALÁCIO SINTRA 4 A 25 MAIO.

Written by on 03/05/2019

Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra
Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra

O ciclo “Reencontros”, dedicado aos sons do período Medieval e Renascimento, está de volta. Marque já na agenda antes que esgote. Entre 4 e 25 de Maio, sempre às 21.30, há música na Sala dos Cisnes no Palácio de Sintra.

O Palácio Nacional de Sintra volta a receber “Reencontros”, para uma quinta edição, novamente com direcção artística a cargo de Massimo Mazzeo. Este ano, a programação conta com as estreias do grupo italiano Ensemble La Fenice, criado em 1990, e do francês Ensemble Clément Janequin, fundado em 1978. Destaque ainda para a participação do Ensemble Arte Musica e de um agrupamento encabeçado pelo consagrado tenor de música antiga italiano Marco Beasley.

Este ciclo dá continuidade à 5.ª Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que se iniciou em Março com os “Serões Musicais no Palácio da Pena” e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em Outubro e Novembro.

O Ensemble La Fenice, com direcção de Jean Tubéry, está responsável por inaugurar a festa, a 4 de Maio, com um programa dedicado à música veneziana, que recria a cerimónia de coroação dos doges, denominação do chefe ou primeiro magistrado eleito das antigas repúblicas marítimas italianas, nomeadamente Génova e Veneza. Já o segundo concerto, a 11 de Maio, recupera a canção francesa do século XVI. O Ensemble Clément Janequin, dirigido por Dominique Visse, apresentará um programa dedicado ao epicurismo, com o elogio dos prazeres, do amor e do vinho.

No dia 18 de Maio, chega de Itália o Ensemble Arte Musica, com um programa que apresenta obras de Sigismondo d’India e Claudio Monteverdi, dois notáveis compositores do Maneirismo. O objectivo é ilustrar a transição do estilo “antigo” (polifónico) para o estilo “moderno” do canto acompanhado e da nova técnica do “recitar cantando”, de certa forma precursora da ópera.

O ciclo termina a 25 de Maio, com o tenor Marco Beasley a dirigir um ensemble multinacional num programa que celebra a civilização mediterrânea através das formas musicais de dança típicas do sul de Itália durante o século XVI.

Os bilhetes custam 15€ por concerto, mas pode adquirir acesso para os quatro espectáculos por 51€ – estão à venda nos locais habituais, incluindo nas bilheteiras da Parques de Sintra.

160 lugares é a capacidade máxima da Sala dos Cisnes.